Móveis de Valor - Edição 220
29 moveisdevalor.com.br preços diminuíram 18,9% entre um ano e outro. O Paraná não ficou atrás, e encolheu 10,3%, se- guido pelo Distrito Federal, com -8,2% de recuo. O estudo mostra ainda que o volume de vendas no comércio varejista em nível nacional retroa- giu 9%. Mesmo em locais onde houve contração das receitas, isso não quer dizer necessaria- mente ganho de rentabilidade. O exemplo vem de Pernambuco, cujas receitas em sete meses decresceram 1,8%, enquanto o volume registrou um tombo de 30,6%. Já na outra ponta, Santa Catarina aumentou os preços em 13,6% e o vo- lume teve retração de 23% entre janeiro e julho. Já nos 12 meses encerrados em julho, a realida- de revela um ambiente relativamente moderado do ponto de vista econômico. As receitas cres- ceram somente 0,3%, enquanto o volume de vendas retraiu 12,1% em relação aos 12 meses imediatamente anteriores. Em Minas Gerais, os lojistas foram mais beneficiados do grupo pes- quisado, com elevação de 11,7% nos preços e redução de apenas 1,5% no volume de vendas. Entre os estados cujas receitas em 12 meses cres- ceram abaixo de 10%, Goiás talvez seja o mais emblemático: as receitas aumentaram 2,9%, enquanto o volume de vendas caiu 2,2% em 12 meses. No Espírito Santo, as receitas subiram apenas 1,1%, mas por outro lado, o volume di- minuiu 12,3%. No Ceará, as receitas contraíram 10,3%, insuficiente para conter decréscimo no volume de vendas, de 19,3%. O QUE ESPERAR DO FUTURO O que pode animar no varejo até o final do ano é a melhora do ambiente de negócios, influenciado pela descompressão de custos, devido à queda de preços de combustíveis e energia. Na leitura de analistas do varejo, de modo geral, os níveis de demanda estão positivos e os estoques se mantêm razoavel- mente equilibrados, apesar do cenário problemático quanto ao suprimento de alguns tipos de insumos que ainda podem afetar o preço final. A reação das vendas nos próximos meses dependerá também do comportamento da inf lação, principalmente a de alimentos, maior obstáculo à compra de outros bens. Confor- me pesquisa da consultoria PwC Brasil. Para
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