Móveis de Valor - Edição 220
30 moveisdevalor.com.br 67% dos entrevistados, a inf lação de alimentos obriga os consumidores a direcionar uma parte maior do orçamento doméstico para os itens essenciais, em detrimento de outros. Como ilustração, o preço dos alimentos com- prados em supermercados para consumo em casa evoluiu 17,37% nos 12 meses encerrados em agosto, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), apurado pelo IBGE. O preço do óleo diesel, que afeta o custo do frete, acumulou 58,81% no pe- ríodo de um ano, de acordo com o IPCA-15. Ainda que haja impactos da desorganização da cadeia de suprimentos em determinados seg- mentos, as perspectivas são positivas para o varejo no médio prazo. Segundo a PwC, 55% dos consumidores declararam que ampliarão ainda mais as compras online nos próximos seis meses, enquanto 36% esperam manter os níveis atuais. Um terço (34%) planeja expandir seu consumo em lojas físicas, e 45% preveem manter o nível atual de consumo. O ministério da Economia voltou a aumentar seu otimismo para crescimento do PIB em 2022 e reduziu a estimativa para a inflação no ano. A pasta ainda manteve as premissas para atividade no próximo ano em um nível bem superior ao do mercado, assim como prevê um patamar menor para a inflação, divergindo dos analistas do mer- cado financeiro consultados pelo Banco Central. De acordo com a Secre- taria de Política Eco- nômica (SPE), a esti- mativa para a expansão da atividade econômica em 2022 passou de 2% para 2,70%. A proje- ção anterior havia sido elevada no relatório de julho. A expectativa atual se deve ao resul- tado do PIB do segundo trimestre, superior ao estimado e à tendência positiva dos indicadores já divulgados para o terceiro semestre.
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