Móveis de Valor - Edição 220
35 moveisdevalor.com.br “Sempre que possível vou pessoalmente à região. Procuro conhecer o lugar, as pessoas para ver se tem potencial”, conta Otelmo. A diferença é que a Lebes tem preferência por municípios com per- fis semelhantes à de Flor da Serra do Sul, onde a população mal chega a 5 mil habitantes e todos se conhecem. O retorno do investimento, segundo ele, se dá em 24 meses. “Mas em seis meses já se tem ideia de perspectiva da performance”, assinala. A expectativa para 2023 é de abrir cerca de 15 filiais em cidades pequenas no oeste paranaen- se levando um `mix´ completo de produtos nas linhas de moda, eletromóveis e tecnologia para estas comunidades que são carentes de grandes marcas, informa Otelmo. As marcas de móveis presentes na loja são Kappesberg, Luizzi, Móveis Canção, Caemmun e Artely, mas a entrega por catálogo conta com mais de 100 fabricantes. O perfil do consumidor da rede é majoritaria- mente da classe C, onde contabiliza mais de um milhão de clientes ativos e dois milhões cadastra- dos, que procuram produtos da linha dura (70%) e mole (30%). Os móveis representam quase um terço da linha dura. Quanto à expectativa de vendas para o segundo semestre, Otelmo observa que até as eleições o co- mércio vai andar de lado. Ele explica: “Para o varejo a pior coisa que existe é a indefinição do que vai vir, ou seja, quando não se tem definição sobre a direção em relação ao comportamento do mercado, se bom ou mau. Isso é ruim para agir. Se está bom, ótimo. O problema é quando não há definição”, especifica, torcen- do pela melhora do cenário após a eleição. A previsão para este ano é de um faturamento cerca de 20%maior comparati- vamente ao ano passado, de R$ 1,4 bilhão, o que na ponta do lápis significa recuperar parte das perdas de 2020 e 2021. Ciente de que precisa ser criativo para manter os patamares de vendas, Otelmo lança no início de outubro a cam- panha Bolão Premiado que vai sortear até R$ 1 milhão para quem acertar os quatro primeiros colocados da Copa do Mundo do Catar. Caso haja mais de um ganhador, o prêmio será rateado. A Lebes está focada na Região Sul do Brasil e, por enquanto, conforme Otelmo, não há inten- ção de expandir para outros estados. A HISTÓRIA A Lebes foi fundada por Otelio Drebes, em 1956, em São Jerônimo, distante cerca de 70 km de Porto Alegre, às margens do Rio Jacuí, município que tem como filhos ilustres o escritor Josué Guimarães e a jor- nalista Patrícia Poeta. A rede nasceu como um varejo e atacado de alimentos e hoje está presente em mais de 290 municípios e tem 350 lojas na Região Sul. O grupo é dono de uma indústria de confec- ção com marca própria New Free, que pro- duz mais de um milhão de peças anualmen- te, todas, comercializadas exclusivamente na rede. Possui uma financeira, um Centro Administrativo, em Eldorado do Sul, um Centro de Logística, em Gravataí e a Inte- chlog, empresa de inteligência logística. Em 2015 o comando dos negócios foi pas- sado para o primogênito Otelmo Drebes, na empresa desde 1980.
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz