Móveis de Valor - Edição 220
42 moveisdevalor.com.br INTERNACIONAL Por Mônica Rachele, jornalista Conquista alémdas fronteiras MUITAS INDÚSTRIASMOVELEIRASACELERAM INVESTIMENTOSNAABERTURA DE LOJAS EXCLUSIVASNOEXTERIOR, BUSCANDOUMUPNASVENDAS O MAIOR DESAFIO PARA QUEM JÁ CONQUISTOU O EXTERIOR É MANTER UM DESIGN ATRATIVO, CONSIDERANDO A FORTE CONCORRÊNCIA OS ESTADOSUNIDOS LIDERAMAPREFERÊNCIADASMARCASBRASILEIRAS QUANDOBUSCAM INTERNACIONALIZARSUAATUAÇÃO N ão é de hoje que empresas moveleiras bus- cam oportunidades de mostrar e comercia- lizar seus produtos no exterior. As negocia- ções, que iniciaram de forma tímida, crescem e, embora muitas crises econômicas tenham cruza- do o caminho das indústrias, as exportações se mantêm e são o alicerce para inúmeras empre- sas. E, ainda melhor, algumas exportam inclusive suas marcas, revelando ao mundo o potencial produtivo de mobiliário no Brasil. Conforme o gerente de exportação da Saccaro, Gustavo Scola, a pandemia trouxe incontáveis oportunidades para o segmento, porém, a grande oscilação cambial e os gargalos logísticos têm sido desafiadores nos últimos tempos. “No início, a maior dificuldade foi a introdução da marca em mercados onde não éramos conhecidos. A abertu- ra da nossa primeira loja em território americano, sem sombra de dúvida, foi nossa maior conquista. Através dessa unidade, conseguimos abrir lojas exclusivas em outros países. Ainda temos muito o que aprender e crescer, mas o desempenho no mercado externo trouxe excelentes resultados para toda a operação”, afirma A Saccaro, com fábrica e matriz em Caxias do Sul (RS), iniciou um forte investimento na abertura NOVA UNIDADE DA SACCARO EM FORT LAUDERDALE, NOS ESTADOS UNIDOS
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz