Móveis de Valor - Edição 220

44 moveisdevalor.com.br Quanto aos desafios a serem enfrentados, Tissot acredita que nunca deixarão de existir. “No Brasil temos um diferencial de design e qualidade que ainda não é percebido pelo mercado externo. Nos- sa imagem continua sendo de país tropical, praias e carnaval. Mas aos poucos estamos despontando como um player importante no mercado”, salienta o presidente. De todo modo, a Sierra está alcançando um pata- mar muito interessante, com presença em mer- cados mais consolidados, como Estados Unidos e Europa. “Nosso foco sempre foi atuar e consolidar nossa presença na América do Sul. Chegamos na América Central e, agora, com mais conhecimento e preparo, entramos na Europa e nos Estados Uni- dos. Aumentamos muito o percentual de exporta- ção no faturamento e temos excelentes perspecti- vas para 2023”, pontua. Ainda em 2022, os planos de expansão incluem a abertura de mais quatro lojas, distribuídas em Portugal, Bolívia, Costa Rica e Estados Unidos. Além disso, outras unidades estão em processo de abertura para entrar em funcionamento no próxi- mo ano. Outras marcas brasileiras já estão consolidadas no mercado externo. É o caso da Artefacto que abriu em 2002 sua primeira filial estrangeira, em Coral Gables, subúrbio de Miami. Outras duas megalo- jas foram inauguradas – uma em Aventura, Miami Beach, e outra em Doral. O mercado da Flórida tornou-se tão importante que o CEO da empresa, Paulo Bacchi, vive entre Brasil e Estados Unidos. “Um depósito de 10 mil m² permite fazer entregas em, no máximo, 48 horas. Assim, os clientes que passam temporadas emMiami podem montar um apartamento rapidamente com nosso serviço à brasileira”, diz o CEO da Artefacto. Outro case bem-sucedido é da Ornare, que tam- bém usou Miami como porta de entrada nos Estados Unidos. Em 2008 a marca de armários planejados abriu a primeira loja na cidade, um showroom de 300 m², em pleno Design. Mas foi preciso esperar pelo fim da crise norte-americana para dar continuidade ao plano de internaciona- lização. Em 2013 a Ornare abriu uma unidade em Dallas e hoje possui unidades em Nova York, Dallas, Houston e Los Angeles. PRESIDENTE DO GRUPO ROTA OESTE, ANDRÉ TISSOT, TEM PLANOS AINDA MAIS AMBICIOSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA SIERRA SHOWROOM ARTEFACTO EM MIAMI ORNARE ABRIU PRIMEIRA LOJA EM MIAMI EM 2008

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