Móveis de Valor - Edição 220

52 moveisdevalor.com.br Além da flexibilidade em relação ao local de trabalho, os especialis- tas também apontam uma tendência rela- cionada à flexibilida- de das jornadas de trabalho. “Quando é possível, com certeza os horários de trabalho devem ser flexibili- zados. Mas em áreas como a comercial, que precisa do contato com o cliente, já é mais difícil. É importan- te entender caso a caso, mas quando der para o funcionário conciliar a vida pessoal com profissio- nal, essa mudança deve ocorrer”, afirma Alyne. Já para Escrivano, é importante pensar sobre essa possibilidade de flexibilização para promover mais satisfação aos colaboradores. “A satisfação dentro de uma empresa é um ponto importantíssimo para os trabalhadores que querem permanecer dentro dela, não somente para não pedirem demissão e trocarem de emprego, mas também para terem um melhor resultado produzindo mais e, princi- palmente, se sentirem mais felizes no lugar onde trabalham’’, comenta o especialista. Mas como manter a produtividade dos funcioná- rios com horários e locais de trabalho flexíveis? Para a Alyne Bonesso a resposta está nas remu- nerações variáveis. Ou seja, pagamentos basea- dos na performance dos colaboradores. “Isso faz com que você gere mais compromisso do fun- cionário, porque a ação dele vai estar atrelada a algum benefício”, finaliza. E O SETOR MOVELEIRO...? Promover todas essas mudanças dentro de uma empresa pode parecer fácil, no entanto, para o setor moveleiro tudo isso é um grande desafio. Afinal, as lojas de varejo precisam permanecer abertas em horário comercial e as fábricas tam- bém não podem parar. Para a especialista em gestão Alyne Bonesso, apesar de desafiador, é sim possível promover o trabalho híbrido e garantir jornadas mais flexíveis dentro do setor. “No caso das lojas de varejo de móveis, uma das alterna- tivas é fortalecer as vendas online, assim é pos- sível ter uma equipe trabalhando remotamente e outra presencialmente”, explica a especialista, destacando que dessa forma há a possibilidade de promover escalas com essas duas equipes, permi- tindo que os funcionários tenham a flexibilidade de trabalhar tanto em casa, quanto na loja. “Se a empresa realiza alguma ação de marketing di- gital a pessoa pode, com certeza, atender remoto durante o horário que fizer sentido para ela, por exemplo das 8h às 10h e das 14h às 19h”, exem- plifica Alyne, lembrando que já existem empresas de arquitetura que funcionam assim. Outra solução apontada pela gestora é trabalhar com turnos que promovam jornadas flexíveis, o que vale tanto para lojas de varejo de móveis O TRABALHO REMOTO SERÁ CADA VEZ MAIS DESEJADO PELOS FUNCIONÁRIOS DO FUTURO JORNADAS DE TRABALHO FLEXÍVEIS E REMUNERAÇÕES VARIÁVEIS SERÃO CADA VEZ MAIS COMUNS NAS GRANDES EMPRESAS

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