Móveis de Valor - Edição 220

67 moveisdevalor.com.br processo. Vale ressaltar que ambas as portarias trazem exigências da norma ISO 9001, mas não se preocupe em “decorar” todos os itens. Preo- cupe-se em saber o contexto geral e se apoie em pessoas que dominem o assunto. CUMPRA TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO Existem algumas etapas que sua empresa precisa seguir, se quiser se certificar pela primeira vez e até mesmo se estiver na fase de manutenção do cer- tificado. Adianto que, antes de você iniciar todo o processo, é preciso ter clareza sobre quais famílias você vai certificar. A Portaria 35 e a Portaria 75 tra- zem requisitos mínimos que precisam ser atendidos quando se trata de composição do produto. A orientação que deixo aqui é já começar do jeito certo. Isso vai te poupar tempo e te direcionar para o que de fato é relevante para sua fábrica. SAIBA QUE NÃO CONFORMIDADES SURGIRÃO Este é um ponto em que grande parte dos co- laboradores fazem cara feia quando precisam resolver adversidades. A verdade é que não conformidades fazem parte do processo. Elas não são ruins e em algum momento você terá e precisará lidar com isso. Tratar não conformidades é fundamental para reduzir os problemas, as falhas. E, com isso, promover a melhoria contínua. Como a gente vai eliminar os problemas se não sabemos onde estão? Às vezes, as pessoas até sabem onde estão, mas fingem que não veem… Para facilitar a conexão das pessoas com o regis- tro da não conformidades, avalie o seu formulário e questione: • ele é de fácil preenchimento? • os termos utilizados são compreendidos por todos? • o método para resolução da não conformidade é claro para todos os níveis da organização? Se você respondeu não para alguma dessas per- guntas, é interessante revalidar este processo e pensar em melhorias. FORMALIZE O TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES Você já sabe, mas não custa lembrar, que toda re- clamação de cliente deve ser tratada e resolvida! CAMILA SILVEIRA

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