Móveis de Valor - Edição 221

21 moveisdevalor.com.br MAIS DO QUE DINHEIRO, BOAS AÇÕES PRECISAM DA PARTICIPAÇÃO EFETIVA DE PESSOAS E EMPRESAS positivo estarem associadas a algummovimento de transformação social, seja em defesa da igualdade de gênero, o combate ao racismo ou a utilização sus- tentável de recursos naturais, por exemplo. É bom, inclusive para os negócios, tendo em vista que os novos consumidores queremmarcas com propósito. O problema é que muitas delas ficam apenas na intenção de fazer algo bom. Como não encon- traram uma causa real que seja refletida na sua forma de fazer negócios, elas apenas rodeiam o óbvio e desenvolvem ações sociais que são mais discursos de marketing do que uma bandeira. Falta a ideia de propósito a essas marcas, o que é facilmente percebido pelos consumidores que não compram mais só pelo discurso. Essa distinção entre as marcas que usam uma causa como mera publicidade e aquelas que real- mente se comprometem com o impacto social está cada vez mais evidente. Na última edição do Cannes Lions Festival Internacional de Criativi- dade, por exemplo, apareceram os dois tipos de empresas. E, embora as marcas tentem disfarçar ou até mesmo consigam escapulir com um Leão nas mãos, a verdade é que o mundo está de olho em quem canta, mas não vive suas causas. Logo, a sociedade vai cobrar que o propósito saia do escopo de trabalho do time de marketing e entre nos planejamentos e relatórios de negócios. Pois bem, se temos pessoas que amam as boas ações, mas não se envolvem com elas, e marcas que falam de impacto social, mas não vivem essa lógica em sua operação, como vamos evoluir como sociedade? Como será possível construir o tal mundo melhor? Esse é realmente um grande desafio, mas um primeiro movimento rumo à solução seria se todos – pessoas e organizações – fizessem um esforço real para descobrir suas causas. E, sim, causas no plural porque podemos sonhar coisas muito diferentes para o mundo. Paz, é claro, mas também educação, saúde, cultura e até coisas bem específicas, como uma pracinha arborizada em cada bairro da cidade, uma rádio comunitá- ria que gere emprego na periferia ou uma clínica que democratiza o acesso à saúde. É nesse intuito de ajudar as pessoas a mudarem o mundo a partir de suas paixões, que o IDIS e o Ins- tituto MOL lançaram uma nova versão do Descubra Sua Causa, um teste que auxilia nessa busca do propó- sito e incentiva doações para organizações sociais da sociedade civil. A ferramenta propõe algumas per- guntas e sugere uma área de atuação, além de mostrar instituições e pessoas reais que já apostam naquela causa. O teste é apenas uma semente, é claro. A ideia é despertar a sociedade para a necessidade de desco- brir e se comprome- ter de verdade com uma causa. Imagine a revolução que pode- remos fazer quando as diferentes dores do mundo começarem a doer em cada pessoa e marca. Só assim nossas boas intenções podem se transfor- mar em prática. Por Roberta Faria e Ro- drigo Pipponzi, co-CEOs do Grupo MOL, Ecos- sistema de Negócios sociais que promovem a cultura de doação.

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