Móveis de Valor - Edição 221

23 moveisdevalor.com.br “Historicamente, o início da Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do planeta, impulsiona o mercado de consumo, uma vez que os consumidores costumam aproveitar essa oportunidade para atualizar suas TVs e demais aparelhos eletrônicos para assistir aos jogos. A proximidade de datas entre a Copa do Mundo e a Black Friday pode potencializar as vendas online”, afirma Gerson Rolim, representante do Comitê de Métricas da camara-e.net . E uma pesquisa feita pela Nielsen, em parceria com a Toluna, só confirma essa tendência, pois os bens de consumo duráveis, como eletrodomésti- cos e celulares/tablets e móveis, são os preferidos dos brasileiros para a Black Friday. As categorias representam 59% e 57% e 26% da intenção de compras dos cerca de dois mil consumidores en- trevistados entre os dias 6 e 21 de julho. Inclusive, o estudo também mostrou que 62% das pessoas costumam comprar na Black Fri- day, sendo que 58% destes têm entre 25 e 44 anos de idade e 53% são mulheres. De acordo com a pesquisa, 50% dos entrevistados planeja adquirir produtos na Black Friday como prepa- ração para o Mundial do Catar. TECNOLOGIA A SEU FAVOR Um levantamento feito pela Rakuten Adver- tising aponta que, apenas no quarto trimestre de 2021 (período que incluiu a Black Friday e a Cyber Monday), no Brasil 60% dos cliques foram feitos por dispositivos móveis (telefone e tablet), enquanto os computadores represen- taram 35% dos cliques totais. Especificamente no momento da conversão, a preferência foi também por aparelhos móveis, utilizados em 50% das compras finalizadas por brasileiros. O número representa uma alta significativa em relação aos últimos anos, levando a uma ultra- passagem do mobile em conversão, com um ín- dice de 4,6% – contra 4,4% dos PCs no período. Portanto, investir em plataformas amigáveis, apps e até mesmo no social commerce – com um vendedor interagindo direto com o cliente por meio de redes sociais – parece ser o melhor caminho. Quando o 5G foi citado, é exatamente sobre o aumento do uso dos dispositivos mó- veis para fazer compras que estamos falando. RODRIGO MARUXO, CONSULTOR DE E-COMMERCE DA MRX CONSULTORIA IGOR CASTRO, DIRETOR DE PRODUTOS E TECNOLOGIA NA PONTALTECH “A chegada do 5G nas maiores cidades brasileiras é mais um fator de inf luência para o crescimento das compras mobile. Por isso, é importan- te garantir que o seu cliente tenha uma boa experiência de compra, tanto pelo computador quanto pelo celular, conseguindo visualizar o produto e seus deta- lhes. A atualização dos celulares 3G e 4G para o 5G é outra grande tendência para esse final de ano”, alerta Gerson Rolim. E se a chegada do 5G vai ajudar nas compras mobile, é importante também pensar no uso do live commerce, que surge como uma forma de atrair essas pessoas que estão usando seus dispositivos móveis para fazer compras. O uso de uma boa platafor- ma de streaming, de inf luenciadores e/ou vendedores, e a facili- dade de navegação pelo e-commerce são deter- minantes para que esse usuário realmente faça uma compra. “Esse formato lembra um pouco as propa- gandas que já conhe- cemos na televisão. No entanto, em vez de ficar ligando para um número, com acesso à internet, hoje, o con-

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