Móveis de Valor - Edição 221

24 moveisdevalor.com.br sumidor pode realizar sua compra de manei- ra muito mais rápida e prática. Segundo pesquisas, grande parte das pessoas diz que se sente conven- cida a comprar um produto após assistir um vídeo da marca”, explica o consultor de e-commerce Rodri- go Maruxo, da MRX Consultoria. Igor Castro, diretor de produtos e tecnologia na Pontaltech, afirma que: “Quando apro- veitadas de maneira inteligente, as cam- panhas promocionais organizadas nessa época podem cativar e reter inúmeros clien- tes à marca, incenti- vando-os a buscarem a marca para novas compras”. MILENA LEAL, DIRETORA DE NEGÓCIOS DO GOOGLE CLOUD NO BRASIL “Em meio ao crescente perfil de clientes digi- tais, essas ações devem ser organizadas com foco na agilidade e praticidade, automatizando sua jornada de compras para que consigam adquirir os produtos ou serviços desejados de forma veloz e sem empecilhos”, reforça Castro. RAPIDEZ NO E-COMMERCE Como já dito anteriormente, a jornada de com- pra do cliente no e-commerce deve ser rápida e fácil, desde o momento da busca pelo item até a finalização da compra e a entrega do produto. Em entrevista ao portal Mercado&Consumo, a diretora de negócios do Google Cloud no Brasil, Milena Leal, afirma que a Inteligência Artificial (IA) pode aprimorar a experiência consumi- dor. “Nesse caso, com base no perfil dentro do e-commerce do varejista, usa-se uma solução de recomendação baseada no perfil para que, no momento em que o cliente entra na busca, ele seja direcionado a uma oferta de produto que tem a ver com o que está procurando”. Milena também contou ao portal Mercado&Con- sumo que a IA permite também que o varejista tenha um processo logístico melhor, tanto no pré como no pós-venda. “O consumidor está mais exigente em toda a experiência e com relação ao processo de recebimento do produto. O processo que oferece ao usuário mais assertividade faz com que ele consiga mais rapidamente encontrar o produto, colocar no carrinho e converter a compra”, comentou. Na mesma entrevista, a especialista deixou um alerta: “O e-commerce precisa estar prepara- do para esse momento de pico, tendo feito tes- tes importantes para garantir que não vai haver nenhuma queda. Além disso, é preciso observar a experiência do usuário. Não adian- ta oferecer a melhor infraestrutura e o cliente não encontrar o produto certo”.

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