Móveis de Valor - Edição 221

50 moveisdevalor.com.br Sem uma estratégia, qualquer resultado serve ESSAÉAFASEMAISSENSÍVELDEUMPLANEJAMENTOECAPAZDE IMPEDIR QUEOSOBJETIVOSDONEGÓCIOSEJAMLEVADOSADIANTE DECERCADE80%DASEMPRESASBRASILEIRASQUECRIAMESTRATÉGIAS, APENAS4%, EFETIVAMENTE, EXECUTAMASAÇÕESPROPOSTAS COMPREENSÃODOMERCADOECONDIÇÕESPARAENFRENTARTEMPOS DIFÍCEISSÃOBENEFÍCIOSPARAMUDARDEPATAMARDEUMJEITOMAISFÁCIL U ma reação habitual diante de qualquer proposta de mudança é a de insegurança. É o medo do novo, e isso atinge todos os níveis hierárquicos de uma empresa. Nessa hora, erguem-se barreiras para que a transfor- mação não aconteça. Essa atitude aparece de forma clara em um estudo feito pela Harvard Business Review, ao apontar que de 80% dos estabelecimentos brasileiros que criam estra- tégias, apenas 14% se preocupam com a sua implementação e 4%, efetivamente, executam. É sabido que a esmagadora maioria das empre- sas adota receitas caseiras e que, mesmo por linhas tortas, elas entregam resultados. Não há como negar o mérito dos nossos empreen- dedores, mas é comprovado também que com GESTÃO Por Guilherme Arruda, jornalista convidado estratégia a tarefa de mudar de patamar fica mais fácil e corre-se menos riscos. Basta que sejam cum- pridas duas condições: ser construída pela diretoria e equipe, e que haja comprometimento de ambos. Dificilmente haverá êxito se a iniciativa partir ex- clusivamente de um dos lados. Pedro Gonçalves Júnior, diretor de negócios da Partner Consultoria, de Curitiba associa planejamento estratégico a um mapa. “Imagi- na viajar de Curitiba a Salvador de carro. Com planejamento você traça meios alternativos caso haja imprevistos. A BR-101 está fechada? Posso escolher a BR-116, ou ir de barco, ou de avião, porque as opções foram previamente inseridas no arcabouço”, observa ele. “Empresa sem plane- jamento é empresa sem mapa”, resume.

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz