Móveis de Valor - Edição 221

52 moveisdevalor.com.br NÃO ACONTECE NADA SEM PESSOAS PREPARADAS PARA SEGUIR A ESTRATÉGIA ou condições de mercado – é empregado um plano de contingência. Mas não adianta ter um plano ou uma estratégia bem definida se não tiver a estrutura preparada para executar, ou mesmo, acompanhar. Esse é um ponto mais vulnerável no Brasil quando se pensa em ter um planejamento estratégico. “Somos muito bons para criar princípios estratégicos e péssimos para fazer o acompanhamento. Você motiva o público interno, mas não dá feedback e isso acaba desmotivando o grupo”, alerta Martin. A fase seguinte é o monitoramento, ou melhor, um bom acompanhamento das ações. Nada disso acontece se não tiver pessoas preparadas. “Essa é a chave. Caso contrário, vira um book. O trabalho de compreensão da organização deve contar com o apoio incondicional dos líderes e envolvimento dos colaboradores”, reforça Martin. Lidar com estratégia é lidar com incertezas. No Rally de Portugal, Michèle Mouton fez uma aposta e, certamente, fez os cálculos dos riscos que podia acontecer no percurso. Um desastre, por exemplo. Mas se ela estudou bem a pista e tinha total certeza do trabalho efetuado previa- mente, poderia tentar e se dar bem. Daí, a deci- são de enfrentar as adversidades. “Precisamos de muitas Micheles debatendo esse tema nas empresas”, postula o consultor Martin Schulz. Pista de corrida e mercado tem similaridades - os concorrentes estão em permanente movimentação. Com certeza, o mercado nem sempre é o mesmo. É, sim, um ambiente dinâmico que desafia o acom- panhamento das ações, pois a todo momento existe a possibilidade de encontrar um novo cenário. “O segredo é aprender com os movimentos do mercado e saber ajustar a estratégia”, avisa Martin. Empresa sem estratégia é como um destino que se quer seguir sem ter um roteiro. Sabemos para onde queremos ir, mas não temos ideia de como vamos fazer isso. Ou, como a genial metáfora que o jornalista americano Gay Talese usou para descre- ver Frank Sinatra adoentado: “Sinatra resfriado é como Picasso sem tinta, uma Ferrari sem combus- tível – ou pior”. Se sua empresa está gripada este é o momento para procurar ajuda. É um conjunto de planos, ações e metas que diz como a empresa competirá em um determinado mercado ou mercados. Leva em conta o mercado, concorrentes, ambiente de negócios e estrutura da empresa. Ajuda tomar decisões sobre previsões de longo prazo, e enfrentar a concorrência de maneira eficaz Tem flexibilidade para atender mudanças imprevistas e clareza de direção para alcançaros objetivos. VANTAGENS DE SE TER ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz