Móveis de Valor - Edição 221

78 moveisdevalor.com.br plástico, metal, alumínio e até adesivos, porém a indústria é convidada a pensar em um mo- biliário que não tenha vida curta, podendo ser aproveitado por muito mais tempo do que o habitual, inclusive, podendo ser revendido. Aliás, sobre revenda de móveis, já divulga- mos algumas vezes a iniciativa da Ikea de fazer com que seus clientes negociem seus móveis velhos que ainda estejam em bom estado para que eles possam ser vendidos na loja da marca, fazendo com que outras pes- soas reutilizem aquilo que ia ser descartado quando o cliente antigo renova sua mobília. Mas, voltando a ideia dos móveis biode- gradáveis, é preciso se atentar para um detalhe importante: o aglomerado não é biodegradável, além de ser difícil de reciclar. Pensando nisso, a Neolign by WYE criou ummaterial feito de ser- ragens e polímeros livres de substâncias nocivas como alternativa para produção de móveis. REALIDADE BRASILEIRA Enquanto vemos inúmeras ideias interna- cionais, precisamos lembrar que o mercado brasileiro está começando a se movimentar no sentido da sustentabilidade e já está apresentando algumas propostas concre- tas e interessantes. Mas ainda há muito o que explorar para conseguir sugerir matérias-primas alternativas que sejam realmente acessíveis às empresas. Na edição de setembro da revista Móveis de Valor nós mostramos o case da JB Bechara, que conseguiu implantar a sustentabilidade nos móveis populares. Apesar de alguns de- fenderem a personalização dos móveis para que as pessoas não os descartem facilmente - o que geraria um custo muito maior para o consumidor - a empresa paulista mostrou que é possível criar uma linha de preço acessível que não impacte o meio ambiente. Esse é apenas um passo e um exemplo do que ainda está por vir aqui no Brasil. Acostume-se a ouvir falar sobre matérias-primas diferentes, economia circular, sustentabilidade e reuso, pois esses temas estão conquistando um espaço no mercado e quem não acompanhar essas mu- danças ficará para trás na corrida das vendas. A JB BECHARA JÁ ESTÁ CONSEGUINDO IMPLANTAR O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE NO MERCADO POPULAR COM A LINHA JB IMPCT0 MESA CRIADA COM O MATERIAL ALTERNATIVO DESENVOLVIDO PELA WYE

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz