Móveis de Valor - Edição 222

12 moveisdevalor.com.br PONTO DE VENDAS GIGANTESDEMÓVEISCOMPRAM MATÉRIA-PRIMADE TRABALHO-FORÇADO Algumas das maiores empresas do setor do mo- biliário da Euro- pa continuam a comprar produtos da Bielorrússia, apesar das sanções impostas aos negó- cios com o país, já que o presidente Lukashenko é aliado próximo de Putin. Muitos dos produtos importados pelas empresas são feitos por ho- mens detidos em campos de trabalhos-forçados, denuncia uma investigação da ONG inglesa Ear- thsight. Entre essas indústrias estão: as austría- cas XXXLutz e a POCO, as alemãs Porta Möbel Boss, Hoffner, Polipol e Roller, e a francesa BUT. A Ikea, que já havia sido investigada por jorna- listas franceses, importou madeira e produtos feitos na Bielorrússia até junho deste ano. BLACK FRIDAY TEVE VENDAS MAIS FRACAS NESTE ANO Dados de duas consultorias apontam que houve queda no faturamento na Black Friday em rela- ção ao ano passado. De acordo com análise da NielsenIQ|Ebit, houve queda de 23% no fatura- mento bruto do e-commerce em relação a 2021. Já o levantamento da Confi Neotrust indica queda ainda maior, de 34,18% na mesma base de comparação. Mas, a Nielsen destaca, que se forem considerados os 25 dias de novembro, a queda no faturamento é de apenas 1% entre 2021 e 2022, o que apontaria estabilidade. BRASILEIROS GANHAM PAVILHÃO MADE IN BRAZIL NO ALIBABA Vendedores brasileiros já contam com pavilhão de vendas exclusivo, o Made in Brazil, no site do Alibaba. A inauguração do espaço virtual brasileiro é parte de parceria entre o Alibaba e a ApexBrasil, visando expandir os canais de exportação para os mercados asiáticos e globais por meio das plataformas do grupo. O acordo prevê que as orga- nizações vão apoiar as empresas brasi- leiras no processo de transformação digital por meio de programas, cursos e treinamentos. TIKTOK ABRE E-COMMERCE EM 2023 NO BRASIL A partir do primeiro trimestre, de acordo com informações do Neotrust, a gigan- te chinesa pretende implementar uma estrutura completa de comércio eletrônico no país. O TikTok enxerga uma oportunidade comercial palpável e com probabilidade de sucesso. A estratégia do TikTok focará em live commerces, a ideia é “vender” o modelo para parceiros locais e fornecedores chi- neses. Para o sistema de entregas, a companhia estuda uma forma de logística própria. PIX CHEGA AO FINAL DOANOCOMOGRANDE PROTAGONISTA DO VAREJO A ausência de taxas e a instantaneidade apresentada pelo sistema conquistou o consumidor e concedeu novas opções para varejistas. De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, cerca de 70% dos brasileiros pagam suas compras utilizando o Pix. Além da possibilidade de reduzir a de- sistência de compras, o Pix apresenta menores taxas aos varejistas em comparação a outros meios de pagamento, o que possibilita a construção de ofertas customizadas para os clientes e novas opor- tunidades aos pequenos e microempreendedores.

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