Móveis de Valor - Edição 222

44 moveisdevalor.com.br Varejo repassa preços que a indústria não consegue A melhor maneira para medir o comportamen- to do consumo é acompanhar as pesquisas mensais do IBGE. Combinando dados entre vendas do comércio, variação do índice de preços ao consumidor amplo (IPCA), níveis de produção da indústria de móveis e o índice de preços ao produtor (IPP), é possível obter dados concretos e muito próximo da realidade, mesmo reconhecendo FOTO: DEPOSITPHOTOS ECONOMIA Por Ari Bruno Lorandi diretor de marketing da Móveis de Valor A PRINCIPAL DIFICULDADES PARA PROJETAR O POTENCIAL DE CONSUMO DO PRÓXIMO ANO É O ANTAGONISMO DOS NÚMEROS DA INDÚSTRIA E DO VAREJO O QUE É UNÂNIME NA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA E DAS VENDAS DO VAREJO É QUE AMBOS REGISTRAM QUEDAS ACENTUADAS NESTE ANO A PROJEÇÃO PARA 2023 É DE QUE OS GASTOS DAS FAMÍLIAS PARA COMPRAR MÓVEIS SE APROXIME DE R$ 85 BILHÕES, 7,3%MAIOR QUE EM 2022 a existência (ainda) de um certo índice que perma- nece na informalidade. Embora no fechamento desta edição ainda faltem números dos últimos meses de 2022, é possível concluir que a produção de móveis vai ficar perto de 15%menor do que foi em 2021 (até outubro era de -17,7% com viés levemente positivo). Muito

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