Móveis de Valor - Edição 222

60 moveisdevalor.com.br O lado pessoal na cultura de inovação MÉTODOWAKEBEMAKE, LANÇADODENTRODOFIMMA INOVA, PROPÕEA CRIAÇÃODEGRUPOS INTERNOSPARA INOVARCOMCONSCIÊNCIA AESSÊNCIADOPROGRAMAESTÁBASEADANASEMOÇÕESDASPESSOAS ENVOLVIDASPARAAUMENTARASVANTAGENSCOMPETITIVAS O que empresas como Netflix, Google, Apple e Amazon têm em comum? Talvez você seja levado a acreditar que se trata de inovação tecnológica. De fato, elas despontaram ancora- das pela inovação tecnológica. Mas não só isso: investiram pesado para mudar o mindset dos seus funcionários. Deixaram de pensar em ino- vação exclusivamente como tecnologia e conse- guiram aumentar suas vantagens competitivas, obtiveram maior produtividade e ainda reduzi- ram os custos operacionais. Chegaram à conclusão de que inovação é so- bre pessoas e não sobre tecnologias. E, mais, perceberam que há muitas formas de mudar o mindset das pessoas, expressão também co- nhecida como modelo mental ou mapa mental. Literalmente, significa a configuração da mente, GESTÃO Por Guilherme Arruda, jornalista convidado o conjunto de pensamentos, crenças e valores que determinam como nos sentimos, decidimos e operamos no mundo. Para deixar bem claro, ter um programa de inova- ção não garante que a empresa vai ser inovadora. Na busca para entender o que os clientes querem, os industriais tendem a convergir esforços em tec- nologia, quando deveriam se concentrar na percep- ção dos próprios colaboradores sobre o conceito de inovação. “Mais do que construir pontes, é preciso derrubar barreiras”, orienta Renato Bernardi, vice da diretoria de Inovação da Fimma Inova. Foi essa a ideia que norteou a direção da Fimma Brasil, em 2020, a criar um programa que fosse capaz de envolver toda a cadeia madeira/móveis no sentido de despertar interesse na geração de uma FOTO: DEPOSITPHOTOS

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz