Móveis de Valor - Edição 222
64 moveisdevalor.com.br tempo para aprender e a fazer coisas bemmais rápido e commenor custo. Acelerou os processos de inovação e ajudou a melhorar e trazer mais resul- tados para a empresa nas áreas de corte, furação, colagem de borda e embalagem. Percebemos que os problemas são praticamente parecidos em todas as empresas. Com esse método ganhamos em produtividade e qualidade, contando commais pessoas envolvidas e interessadas pelo processo. Muitas vezes eles enxergammelhor do que nós. Temos 60 empregados, e a maior parte se envolveu com o método. Vejo a nossa empresa com o pessoal mais engajado. A inovação é contínua. Sem dúvida, esse método trouxe benefícios”. ELIANE, A GAROTA PRODÍGIO A gaúcha Eliane Zanluchi sempre foi ativa e curiosa, qualidades que a levaram a ser professora universi- tária aos 22 anos e, três anos depois, ocupar a gerência de marketing da Unicasa, de Bento Gonçalves. Formada em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, mestra- do em Estratégias e Negócios (pela UNISINOS), há quase duas décadas leciona em universidades nas áreas do Marketing, Negócios e Inovação. Internacionalizou a carreira docen- te em 2019 atuando na Espanha e Colômbia. Não é novidade que as empresas vêm evoluindo em diversas áreas, incluindo o digital e a conscien- tização ambiental. Ao mesmo tem- po, contudo, elas também estão se tornando cada vez mais humanas, realidade que Eliane comprovou em estudos nos cursos de Trans- formação Digital (Hyper Island, Estocolmo, Suécia), Liderança para Transição da Economia (Schumach- er College, Inglaterra) e Teoria U, baseada nas mudanças e emoções pelo U. Lab, do MIT. “O mundo passa por turbulên- cias econômicas e o interessante é que as mudanças se materializam como evolução, crescimento e mais consciência junto às empresas inovadoras. No Brasil, não é difer- ente”, diz a pesquisadora que nesse ano concluiu formação em Business e Executive Coach de Alta Perfor- mance. Atualmente, trabalha com mentorias executivas e de negócios. O QUE É WAKE BE MAKE Metodologia que tem como objetivo impulsionar a Cultura da Inovação no ambiente das organizações através da Gestão da In- ovação, de modo que capacite a empresa a lidar com suas necessi- dades de inovação e proporcione uma sistemática de diferenciação. OWAKE BE MAKE REÚNE Inteligência Estratégica da Inovação Consciente, que reúne propósito + lucro como base para melhores resultados. Design Thinking, método ágil para a busca de soluções in- ovadoras. Possui dinâmica perfeita para agilizar os proces- sos e práticas da inovação. Teoria U, que envolve processos de transformação densos e considera emoções envolvidas no processo de mudança. E tudo o que está relacionado ao Kaizen: melhoria constante e produtividade. IMPLANTAÇÃO ACONTECE EM TRÊS ETAPAS ETAPA 1: WAKE (O DESPERTAR) Objetivo: fazer diagnóstico da empresa, analisar a sua real- idade em relação ao mercado e tendências, e despertar as lideranças para a importância de inovar. ETAPA 2: BE (O TORNAR-SE) Objetivo: Definições das estratégias macro e das estruturas relacionais da organização. ETAPA 3: MAKE Objetivo: Definir estratégias e práticas para que a cultura de inovação seja sistematizada na organização, tendo como base o contexto, propósito e objetivos.
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz