Móveis de Valor - Edição 223
10 moveisdevalor.com.br Por Ari Bruno Lorandi, CEO do Intelligence Group CUIDEBEMDOSCLIENTESATUAIS, PORQUEOSNOVOSCUSTAMCARO Quando sua empresa precisa aumentar a recei- ta, onde é o primeiro lugar que você procura? Se você é como muitas empresas, concentra a maior parte do seu tempo e esforço na aquisição de novos clientes. Embora novos negócios sejam uma parte importante da criação de um negó- cio lucrativo, com certeza não é o melhor uso de seu tempo e dinheiro. E agora, recomendo que você passe mais tempo focando em seu recurso mais valioso. Seus clientes existentes. Quando você imaginar o sucesso presente e futuro da sua empresa, imagine fortalecer os relacionamentos existentes em vez de tentar tirar clientes – muitas vezes péssimos – de seus concorrentes. CAPITALMORAL, UMALIÇÃOPARATODOS Alexandre di Miceli afirma que “o rápido colapso das americanas s.a. demonstra como a resiliên- cia de uma empresa depende fundamentalmente do investimento em um conjunto de capitais associados ao fator humano.Um investimento que precisa ser feito nas épocas das vacas gordas, sob pena de a empresa não conseguir acessá-los quando precisar deles para sua sobrevivência. Capital moral: se refere à presença de um propósito maior, identidade comum e valores compartilhados que conecta as pessoas e as faz agir de maneira cooperativa em prol do benefí- cio comum. Ter um capital moral elevado é um diferencial ainda maior em períodos de crises e dificuldades. Nesses momentos, é fundamental ter convicção de que dias melhores virão. E o capital moral é a chave para fazer com que os membros da organização demonstrem perse- verança na construção do futuro idealizado. Por outro lado, quando não há capital moral, tem-se a chamada “empresa das horas boas”. Isto é, aquela organização que segura as pessoas apenas pelo bolso e que, na primei- ra adversidade, tende a desaparecer por não haver nada além do dinheiro que prenda seus empreendedores.” ALEXANDRE DI MICELI � PALESTRANTE E CONSULTOR PHD OESPÍRITODOSJUÍZESDAÉPOCA Agora vejam esta péro- la da desembargadora Leila Santos Lopes, rejeitando o recurso do BTG contra a America- nas, aparentemente com a tese de que quem tem muito pode perder. (...) “Ademais, também não se verifica maior prejuízo ao banco credor, haja vista o seu notório patrimô- nio líquido de mais de R$ 42 bilhões, com valor de mercado próximo aos R$ 85,18 bilhões.” NÚMEROSDO IEMI XPESQUISADO IBGE Diz uma nota do IEMI: “Com o avanço de outubro, a queda no faturamento passou para -11,4% no ano. Para o fecha- mento de 2022, estima-se queda de 4,4% em valores nominais, somando-se aproxi- madamente R$ 76,3 bilhões em receita na indústria em 2022, frente a R$ 79,8 bilhões em 2021. O valor estimado, porém, é maior do que o alcançado em 2019, ano pré-pandemia, que foi de R$ 69,9 bilhões”. O IBGE, na Pesquisa Industrial Anual de 2019, identificou 17.848 e encontrou uma receita total de R$ 33,9 bilhões, ou seja menos de 50% do valor que o IEMI divulgou. Portanto, ao avaliar o share da sua empresa pelos dados do IEMI, divida o valor por 2.
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