Móveis de Valor - Edição 223

30 moveisdevalor.com.br Pessoas e tecnologia moldam um novo varejo INSIGHTS NA NRF 2023 APONTAM VÁRIAS DIREÇÕES, PARTE DELAS CENTRADA NA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES PONTOS DE VENDA TENDEM A SER LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÕES, POIS LOJAS NÃO SERÃO NECESSARIAMENTE PARA VENDA DE PRODUTOS D ois temas dominaram a edição de 2023 da National Retail Federation (NRF) realizada em janeiro: pessoas e tecnologia, seguido por varejo, consumidor e inflação. “Nunca se ouviu falar tanto de pessoas, seja como clientes, como funcionários ou como liderança”, sintetiza Karen Cavalcanti, sócia da Mosaiclab. “Ao mesmo tempo parecia uma feira de tecnologia. O lado emocional aflorou na pandemia coletivamente, mas por outro lado, a tábua de sal- vação foi a tecnologia. Sem ela, como seria possível fazer reuniões ou fazer compras?” lembra. Há décadas os grandes varejistas vêm construindo grandes castelos, incluindo barreiras de acesso sob a forma de escala, capacidade de investimentos, e de infraestrutura. Nesse imaginário, ergueram um abismo para os pequenos comerciantes que se viram sob imensa pressão. O ponto de virada – ou seja, a eliminação de barreiras de acesso – foi a existência dos ecossistemas. Na NRF, Wal-Mart, Amazon e outros gigantes disseram nas entreli- nhas: venham usar nossa infraestrutura. Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosys- tem, é taxativo: “Minha previsão é que daqui há algum tempo grandes varejistas não serão mais varejistas. O varejo será um grande laboratório para desenvolver e testar soluções para vender VAREJO Por Guilherme Arruda, jornalista convidado

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz