Móveis de Valor - Edição 223

31 moveisdevalor.com.br tudo. Segundo ele, isso pode ser uma realidade citando a fala de Doug Mcmillon, CEO da Wal- -Mart: “Nosso principal vetor de crescimento nos próximos anos não será o varejo”. E o médio varejista? Yamashita dá o exemplo da Quiet Logistics, com sede em Devens, Mas- sachusetts, um consórcio de empresas criado para unir a infraestrutura logística em um ecossistema de forma a combater os gigantes. O objetivo foi juntar os processos do início ao fim em uma rede colaborativa, lincando varejistas, centros de distribuição e empresas de entrega. Atualmente possui cem marcas, a maioria de eletrônicos. “Esse sistema vai passar por um aumento e até uma redefinição das competências do que é bom ser em varejo”, afirma Yamashita, lembrando que na China existe a Cainiao. Outro ponto: marcas estão se aproveitando do Crowd Empowerment, empoderamento da multidão. A Lego tem um site no qual você cria um produto, e conforme o número de likes, é colocado em produção. “É um movimento utilizado para a criação”, alerta Karen, chaman- do a atenção para outro movimento: os nano inf luenciadores, que valorizam o “local”. Lojas estão promovendo eventos para o bairro, para pessoas que estão ao seu redor. “A inf luência próxima é um olhar diferente a ser explorado”, indica Karen Cavalcanti. Pouco se falou sobre envelhecimento da popu- lação, tema importante para os negócios, pois impacta na mudança de perfil do consumidor e no portfólio de produtos. Pareceu que os pai- néis foram feitos para a geração Z. Ficou claro que o perfil dessa tribo é o inconformismo, é contraditória, tem um viés menos capitalista, gosta de experimentar coisas e são inf luen- ciáveis por pessoas que nunca viram na vida, vindas de ambientes online. Há pela frente uma mudança extraordinaria- mente forte com a Web 3, com a aceleração da sensorialidade, realidade aumentada com mui- to mais frequência em lojas, incluindo a possi- bilidade de sentir o cheiro de um produto. Todo esse universo de novas camadas de interação é o metaverso. “Se não aprender essas coisas EDUARDO YAMASHITA, COO DA GOUVÊA ECOSYSTEM NATIONAL RETAIL FEDERATION (NRF) REALIZADA EM JANEIRO hoje, você (varejista) ficará distante e lá na frente talvez fique mais difícil. Por isso, é importante viven- ciar estas mudanças hoje”, aconselha Karen. A pressão exercida pela inf lação preo- cupa e isso ficou evidenciado na NRF desse ano. Muitas palestras focaram no consumidor que sente a alta dos preços mesmo em itens de baixo valor, enquanto o nicho de alto luxo passa ileso. “O que une esses dois mun- dos é a experiência oferecida na jornada do cliente”, comenta Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservi- ce, acrescentando que a vantagem compe- titiva do Brasil é a expertise em ambien- te inf lacionário.

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