Móveis de Valor - Edição 224

22 moveisdevalor.com.br VAREJO Por Guilherme Arruda, jornalista convidado O futuro está (sempre) na cadeira do chefe CONSULTORES OUVIDOS PELA MÓVEIS DE VALOR CONCORDAM QUE ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE PROFISSIONALIZAR O VAREJO DE MÓVEIS O MAIOR DESAFIO NO PROCESSO DE MUDANÇA NÃO É APENAS TREINAR A EQUIPE, MAS FAZER O DONO OLHAR PARA DENTRO DO SEU NEGÓCIO “ O futuro me preocupa porque é onde penso passar o resto da minha vida”. A frase é do cineasta americano Woo- dy Allen. Esse pensamento poderia fazer parte da agenda da maioria dos lojistas brasileiros, principalmente, médios e pequenos que, ano a ano, resistem em profissionalizar seus negócios tamanho a desconfiança, o medo ou a negação em querer mudar o jeito de fazer as coisas e, ainda, a despeito dos riscos e ameaças que vêm de um mercado hostil e predador. Na NRF 2023 o tema profissionalização do varejo esteve presente em diversas palestras de líderes do setor. Ecoaram como um alerta para o tsunami de mudanças que estão a caminho. E não é pouca coi- sa. “Feito para pessoas, com pessoas, por pessoas. Esse é o setor de varejo e consumo. Isso nunca vai mudar. O que mudou bastante foi o peso dado nes- se ano”, aponta Guilherme Baldacci, sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. O consultor explicita que doze anos atrás ouvia- -se que o varejo físico perderia espaço para canais digitais e a perspectiva de desaparecer da mente dos consumidores. “O jogo virou na NRF 2023. O varejo físico é fundamental para o consumidor, mas ficou claro que ele deverá estar integrado aos canais digi- tais. Foi nessa unificação de canais de atendimento que as pessoas ganharam espaço nas discussões dos novos modelos de negócio dos varejistas”, assinala.

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