Móveis de Valor - Edição 224

23 moveisdevalor.com.br Para Baldacci, o quarteto de Ps - Produto, Ponto, Promoção e Preço - que baliza o marketing – ga- nha agora novos Ps que potencializam o poder de conexão com os consumidores. São eles: Propósito, Pessoas, Personalização e Profissionalismo. Sobre o último, especificamente, ele sentencia. “Está mais do que na hora de profissionalizar o varejo. É hora de mostrar que trabalhar no varejo ofere- ce alto potencial de carreira e prosperidade. Não adianta acreditar que as pessoas se desenvolverão comparecendo à loja, apenas”, exalta o consultor. ENCARE A PRIORIDADE “A profissionalização do varejo precisa ser en- carada como prioridade”, segue na mesma linha outra autoridade no assunto, o gaúcho Xavier Fritsch. “Hoje temos, de um lado um varejo altamente profissionalizado em tecnologia, re- cursos humanos - troca por gente mais capaci- tada – investe em gestão e estratégia de venda. Falo de redes com mais de 20 lojas. De outro lado, é o que está abaixo disso, um festival de amadorismo”, lamenta. “Nas grandes redes o profissional de venda é um dos cargos mais bem remunerados, porque a principal fonte de receita é a venda. Só entra dinheiro no caixa se vender”, simplifica. Xavier defende a tese de que o processo de mu- dança desse segundo grupo começa pela profis- sionalização do dono do negócio. “Não adianta profissionalizar a equipe se não fizer primeiro com a direção. O pequeno e o médio varejo ain- da são práticos e intuitivos. Não estudam, tem enorme dificuldade de assimilar o novo, de en- tender as mudanças do mercado. Não dá para generalizar. Alguns pedem ajuda e conseguem dar a volta, mas outros estão na zona de confor- to. Esses vão passar muito trabalho”, avisa. FRUTOS COLHIDOS NA PANDEMIA Para Baldacci, nenhum dono de negócio precisa ser nativo digital para modernizar e digitalizar sua operação. Importante é ter visão de mer- cado, postura empreendedora e intenção de se atualizar continuamente. “Alguns setores con- seguem se renovar e se digitalizar com maior agilidade. É comum ver restaurantes pequenos usando tablets e QR Codes para pegar pedidos em seus cardápios digitais”, comenta, enfatizan- do que a mudança é de comportamento. “É mais FÍSICO É FUNDAMENTAL, MAS DEVE ESTAR INTEGRADO AO DIGITAL GUILHERME BALDACCI, SÓCIO� DIRETOR DA FRIEDMAN O VENDEDOR DEVE SER O PROMOTOR DO SEU NEGÓCIO

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