Móveis de Valor - Edição 224

71 moveisdevalor.com.br UNICASA LUCRA 13,8% A MENOS EM 2022 A Unicasa, dona de lojas da Dell Anno, New e Casa Brasileira, teve 2022 com pressão pela execução dos investimentos na fábrica, pelo incremento de investimentos nos Estados Unidos e encerramento da marca Favorita. A receita das lojas exclusivas no critério “mesmas lojas” cresceu 17%, apesar da for- te base comparativa. O combinado da receita entre lojas novas, emmaturação e fechadas apresentou queda de 12,5%. Já a produtividade média por revenda exclusiva cresceu 14,3%, atingindo R$ 95,3 mil/mês. Receita líquida somou R$ 245,6 milhões, aumento de 11,3% na comparação com 2021 e o lu- cro líquido chegou a R$ 83,9 milhões, alta de 4,8% na comparação com o ano anterior. PDCIMOBÉ LANÇADONOPOLODEARAPONGAS A Abimóvel e o Sebrae Nacional em parceria com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas, lançaram o Projeto de Desenvolvimento, Competi- tividade e Integração da Indústria do Mobiliário, o PDCIMob, no polo de Arapongas dia 28 de feverei- ro. O projeto tem o objetivo de fomentar o desen- volvimento de micro e pequenas empresas do setor, por meio de ações de inteligência setorial, melhoria da competitividade e aproximação comercial. HOME SHOW E MOVELPAR SE UNEM PARA PROMOVER FEIRA EM 2024 Depois de uma fusão entre a feira curitibana Home Show Experience e a Movelpar, de Arapongas, o Paraná contará com um único evento do setor mo- veleiro no início de 2024. A Home ShowMovelpar acontecerá entre os dias 30/01 e 01/02 no Expoara, tradicional centro de eventos usado pela Movelpar. A ideia dos organizadores é oferecer uma experiên- cia ainda mais completa aos visitantes e expositores com a união das duas feiras. Para atrair expositores e clientes de todo o Brasil, a feira oferece R$ 600 mil em verbas para transporte aéreo e R$ 500 mil para hospedagem de lojistas que forem indicados pelos fabricantes. Cada expositor poderá indicar dois clientes regionais e dois nacionais. EXPORTAÇÕESPORTUGUESASALCANÇAM2BILHÕESDE EUROS O 'cluster' do mobiliário de Portugal alcançou pouco menos de 2 bilhões de euros em vendas ao exterior em 2022, superando em 12% os valores registrados no período de 2021 e em 8% os nú- meros de 2019, informa a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) em comunicado. França, respon- sável por 33% das exportações, importou mais 9% face ao igual período em 2021 e mantém a posição como o principal destino dos produtos nacionais, seguindo-se Espanha, com uma quota de 25%, e os EUA, o terceiro mercado mais relevante para Portugal, ao registrar uma variação de 27%". Completam os cinco primei- ros do ranking a Alemanha (+5%) e o Reino Unido (+24%).

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