Móveis de Valor - Edição 226
23 moveisdevalor.com.br JURANDIR SELL, DOUTOR EM FINANÇAS COMPORTAMENTAIS ressaca, com a redução da atividade econômica, e isso acaba gerando desemprego”, ressalta. Omomento é de sofrimento também para quem está atrás do balcão. Parte dos vendedores vem trabalhando sob pressão demasiadamente excessiva para cumprir as metas e sob efeito de remédios para conter crises de estresse. “Se o consumidor não compra e o vendedor não vende, o produto `mó- veis´ vai sofrer. É complicado. O que o lojista pode fazer para tirar esse peso nesta retração nas vendas é rever as metas. Se pressionar demais, vai acabar perdendo seus vendedores”, aconselha Jurandir. “É preciso entender que a culpa, muitas vezes, não é do vendedor”, adverte. ALENTOALI NAFRENTE Pesquisas sobre comportamentos de consumo em relação ao orçamento, gasto e dívidas servem de bússola para os empresários. O estudo Consu- mer Pulse, elaborado pela TransUnion, com sede em Chicago (EUA), identificou em levantamento recente, que para 71% das famílias brasileiras a renda irá aumentar nos próximos 12 meses, o que corresponde a uma queda de 6 pontos percentuais em relação ao estudo anterior. Mais de um terço dos entrevistados dizem que receberam aumento salarial no último trimestre de 2022, o quarto au- mento trimestral consecutivo. A geração Z (1995– 2004), em particular, teve uma parcela acima da média (44%) entre os entrevistados que relataram aumento de renda no trimestre. Além disso, a geração Z também foi a que apresentou a maior expectativa de aumento de renda nos próximos 12 meses (80%), quando comparado com a média de 71%. Para 2023, a geração Z planeja aumen- tar seus gastos com compras, cuidados pessoais e serviços médicos, e investimentos, e 37% planejam gastar mais em compras no varejo, seja em lojas físicas ou online. Embora esses resultados e insights possam indicar necessidades dos consumidores e permitir que as empresas tomem decisões alinhadas com a deman- da, o fato é que essa pesquisa deixa de considerar a transição do modelo de política econômica de um governo que sai e outro que entra. “Isso impacta em todas as gerações de consumidores”, atesta Fábio Guerra, da F12 Consultoria. “As gerações Z e Milenium têm um perfil menos engajado com as- pectos sociais, políticos e econômicos. Está focada em micro temas, como sexualidade, drogas, racismo, veganos. Cau- sas ligadas aos seus desejos pessoais. As demais gerações têm causas mais coletivas. A eleição impacta o Brasil como um todo”, diz o empresário. A pesquisa Consumer Pulse ouviu 958 pes- soas entre 3 e 15 de novembro de 2022, em parceria com o provedor Dynata. Para aumentar a represen- tatividade entre dados demográficos de resi- dentes, o estudo incluiu cotas para equilibrar as respostas com as es- tatísticas do censo nas dimensões de idade, gênero, renda familiar e região. Os resultados são estatisticamente significativos em um nível de confiança de 95% dentro de ± 3,17 pontos percentuais com base em uma margem de erro calculada. Para Jurandir Sell, a receita para o governo é ter calma, paciência e, substancialmente, trazer a inflação para o centro da meta e as- sim começar a reduzir os juros com responsa- bilidade. Um segundo caminho extrema- mente importante é a aprovação do arcabou- ço fiscal e, não menos relevante, é contar com a aprovação da reforma tributária. FÁBIO GUERRA, DIRETOR DA F12 CONSULTORIA
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