Móveis de Valor - Edição 226

33 moveisdevalor.com.br impacto ambiental dos produtos, o que tem levado o consumidor a buscar móveis produzidos a partir de materiais reciclados e de fontes renováveis, além de objetos de decoração feitos à mão e com acaba- mentos naturais. “Com relação às compras, os consumidores brasi- leiros estão cada vez mais confortáveis em comprar online, o que tem impulsionado o crescimento do comércio eletrônico de móveis e decoração”, enfa- tiza Escrivano, que temmais de oito anos de expe- riência trabalhando com novos negócios e varejo. “No entanto, muitas pessoas ainda preferem visitar lojas físicas para ver e experimentar os produtos antes de comprar, o que torna a experiência da omnicanalidade ainda mais importante para o seg- mento”, continua o especialista em comportamento do consumidor e tendências. Responsável por detectar mudanças climáticas, eco- nômicas, sociais, comportamentais, de mobilidade e moradia, a Spark:off Brasil, a pedido da Móveis de Valor, realizou uma pesquisa para listar as princi- pais tendências de comportamento dos consumido- res brasileiros em 2023, confira o que estará em alta no mercado esse ano: 1. MÓVEIS FLEXÍVEIS Os brasileiros estão optando por móveis mais com- pactos, especialmente para apartamentos e casas menores. Segundo Paulo Escrivano, isso se deve à mudança no estilo de vida, e às novas configurações familiares, como o morar solo. “De acordo com o IBGE, o número de lares com um único morador cresceu 43,7% no Brasil nos últimos dez anos, além disso, dados do mercado imobiliário mostram que lancamentos de apartamentos de ate 30m² cres- ceram 21% em sete anos na cidade de Sao Paulo”, destaca Escrivano. Para o especialista, que já gerenciou a área comer- cial da Stylus Innovation, uma plataforma britânica de inteligência de dados e tendências no Brasil, esses dois movimentos têm acontecido no País em uma tentativa das pessoas de organizar a vida de trabalho e a casa, gerando uma flexibilização dos espaços. “Móveis versáteis, que se transformam de acordo com as necessidades do morador, evi- denciam essa tendência”, comenta Escrivano. “Um estúdio de design britânico desenvolveu um sofá em L que pode ser virado de lado para criar um espaço PAULO ESCRIVANO HEAD DE NOVOS NEGÓCIOS DA SPARK:OFF BRASIL A SUSTENTABILIDADE TEM GANHADO CADA VEZ MAIS OS CONSUMIDORES BRASILEIROS CRÉDITOS: REPRODUÇÃO - SUADECORACAO.COM MÓVEIS COM MAIS DE UMA FUNÇÃO TEM SIDO OS MAIS DESEJADOS NO MERCADO CRÉDITOS: REPRODUÇÃO - PORTAL LIMAONAGUA de trabalho à prova de som. Em uma segunda configuração, ele pode ser convertido em uma cama de casal”, exem- plifica o atual head de novos negócios da Spark:off. 2. SUSTENTABILIDADE De acordo com a pesquisa realizada por Escrivano, mudanças importantes em rela- ção ao meio ambiente impactarão profun- damente o futuro do morar. Nesse sentido,

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz