Móveis de Valor - Edição 226

34 moveisdevalor.com.br soluções pragmáticas podem promover um futuro habitável. “A mudança climática e o foco na redução de desperdício são os principais eixos da discussão”, comenta o head da Spark:off. “Criações que contem- plem ideias criativas focadas em moradias que melhorem o bem- -estar estarão cada vez mais em alta”, conti- nua Escrivano. Ainda segundo ele, o Google Trends regis- trou que a busca pelo termo ESG cresceu mais de 1200% no Brasil só nos últimos dois anos. “A descarbonização das casas e a redução de desperdícios é uma das frentes para a construção de um futuro habitável, que tem sido amplamente incorporado nos negócios”, explica o head, acrescentando que projetos em contêineres garantem construções com até 90%menos pegada de carbono do que as tradicionais em alvenaria. 3. TECNOLOGIA A tecnologia também está impactando os hábitos dos brasileiros em relação aos móveis. Segundo Escrivano, cada vez mais os consumidores estão buscando móveis que incorporem tecnologia, como carregadores USB integrados, iluminação inteligente e sistemas de som. “As pessoas que- rem uma casa que resolve problemas, não uma casa que dá trabalho. E a casa do futuro é assim: conectada, inteligente e esbanja eficiência ener- gética”, exemplifica o especialista. Para o head, todas essas qualidades fazem com que as residências passem a ter o papel de assistentes do morador, como uma central de soluções que ajudam o ser humano a navegar na complexidade da vida contemporânea. “À medida que as smart cities se aproximam da realidade, dentro de casa os eletrodomésticos conectados a aplicativos come- çam a colaborar com hábitos saudáveis do mora- dor. É o caso dos purificadores que monitoram a qualidade do ar”, explica Escrivano, adicionando que a GFK aponta que 57% da população bra- sileira acredita que tecnologias em smart homes ganharão mais espaço e terão mais impacto sobre suas vidas nos próximos anos. 4. COMPRASONLINE “Os consumidores estão cada vez mais confortá- veis em comprar móveis pela internet, o que tem impulsionado o crescimento do comércio eletrôni- co de móveis”, enfatiza o head. Também de acordo com ele, no último ano, a Marabraz obteve um crescimento do GMV de 42% somente com o seu próprio marketplace. Além disso, a Móveis Espla- nada, outra empresa que vem buscando soluções para os desafios de vender pela internet, está investindo em anunciar por marketplaces e vê re- sultado na estratégia. “A disponibilidade de infor- mações online sobre móveis e decoração também tem influenciado a forma como os consumidores compram e escolhem seus móveis”, conclui. OS CONSUMIDORES ESTÃO BUSCANDO CADA VEZ MAIS MÓVEIS QUE INCORPOREM TECNOLOGIA O CONSUMIDOR DO PÓS-PANDEMIA BUSCA CADA VEZ MAIS COMPRAR PELA INTERNET

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