Móveis de Valor - Edição 226
35 moveisdevalor.com.br o especialista, havia um perfil de consumo no Brasil até 2019 que buscava por produtos que atendessem as necessidades do momento e, a partir de 2023, os consumidores passaram a buscar por produtos de maior qualidade e valor agregado. “Os móveis top de linha, que antes tinham um giro bem menor, hoje tem demanda maior”, comenta Gasparetto. Ainda segundo o consultor, no passado as fá- bricas de móveis apenas produziam itens em séries para os grandes varejistas, no entanto, agora essas fábricas começaram a abrir também lojas especializadas de móveis. “O consumidor hoje procura um produto de maior valor agre- gado, com mais beleza e tecnologia, que lhe proporcione mais saúde, conforto e que tenha uma resistência superior”, enfatiza. “Portanto, o varejo, para sobreviver, e até agregar mais valor aos seus produtos, precisará necessariamente oferecer itens de maior qualidade e resistência Por Gabrielly Zem, jornalista O novo perfil do consumidor M ais do que entender sobre as tendências que estarão em alta no mercado move- leiro em 2023, para suprir as deman- das e necessidades de seus clientes, também é preciso entender a fundo como é o novo perfil dos consumidores brasileiros. De acordo com o consultor de desenvolvimento profissional, Alex Gasparetto, a pandemia mudou os hábitos de consumo dos brasileiros de forma definiti- va. “O consumidor que antes tinha o hábito de sair e consumir fora e não focava na qualidade dos produtos passou a ficar muito mais tempo dentro de seu lar o que o levou a exigir mais qualidade e conforto em seus móveis”, explica Gasparetto, enfatizando que os consumidores pós-pandemia estão mais exigentes. “É fato também que nos últimos anos os brasi- leiros consumiram mais. E, além de consumir mais, também passaram a buscar por itens de maior valor agregado”, destaca Gasparetto. Para COMPORTAMENTO ESPECIALISTASAFIRMAMQUEAPANDEMIAMUDOUOSHÁBITOSDECONSUMODOS BRASILEIROSDE FORMADEFINITIVA PESQUISASAPONTAMQUENOBRASIL, ACOMPRADEMÓVEIS ÉMAIS FREQUENTE PORMULHERES ENTRE 25 E 34ANOS
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz