Móveis de Valor - Edição 226
40 moveisdevalor.com.br resistência em destruir o que custou para cons- truir, as empresas costu- mam manter operações com ociosidade. Este é o momento duro de cortar para preservar a longe- vidade da empresa. 6. Persiga a excelência: a excelência do uso efi- ciente dos recursos deve se tornar uma obsessão e entrar no DNA cultu- ral da empresa. O foco deve ser principalmente nos fatores chaves de sucesso do setor onde a empresa atua. 7. Diversifique: a diversificação de produto e mercado permite ampliar a complementari- dade, e gerar a sinergia de resiliência em mo- mentos de crise em que um mercado/produto compensa o outro. 8. Reduza fragilidades: concentração de fatura- mento em poucos clientes, manutenção de volu- me em detrimento da rentabilidade, e alavanca- gem com custo de capital caro, são algumas das principais fragilidades que precisam ser atacadas. 9. Continue investindo: recursos devem ser prio- rizados para reforçar o caixa, mas se tiver algum excedente, não deixe de investir em projetos que permitem aumentar a eficiência e reduzir os custos. 10. Acione todas as alavancas: não é desespe- ro, mas em situações de crise é necessário usar todas as alavancas simultaneamente para extrair o máximo de valor. Deve ser organizado com cui- dado para combinar seus efeitos positivamente e saber priorizar. Alexandre Lapersonne é executivo especializado em rees- truturação de empresas, foi CEO da J.Serrano, é sócio- fundador da consultoria Diaphora e membro de conselho do Cisarte. Toda crise tem solução I nfelizmente o setor moveleiro está com todos os ventos contra. Não somente o poder de compra do consumidor foi afetado por uma tripla associação negativa: inflação, crédito mais caro e mais escasso, mas também o efeito do “boom” de renovação da mobília ligado a pandemia em 2022, vai perdurar por um tempo e retardar novas vendas, já que se trata de bens duráveis e não essenciais. O setor imo- biliário que costuma ser uma das principais alavan- cas de venda de móveis está em franca retração. As exportações que tiveram bons resultados em 2022, impulsionadas pelo mesmo comportamento asso- ciado à pandemia, não devem ser uma alternativa compensatória neste momento, já que as principais economias desenvolvidas estão entrando ou estão em pleno ciclo de aperto monetário. Mas toda crise tem solução, eis aqui 10 recomendações de gestão a serem adotadas emmomentos de adversidade: 1. Adote a correta atitude: crises devem ser en- frentadas, e para isto é fundamental que a lide- rança executiva da empresa adote uma atitude de determinação e coragem, e que esteja aberto para mudanças importantes. 2. Revisite sua estratégia: estratégias são esco- lhas, elas devem ser simples e claras para que as equipes possam manter seu foco e saber onde canalizar suas energias. Crises costumam afetar mais negativamente times que não tem clareza sobre a direção a ser seguida. 3. Acelere a força de venda: pode parecer contra- ditório quando “o mar não está para peixe”, mas não existe empresa que não tenha oportunidades de “zonas brancas” a serem exploradas, esse é o momento mais do que nunca de atacá-las. 4. Elimine o que não agrega valor: empresas costumam se empolgar com iniciativas bacanas, agradáveis e futuristas. Seja pragmático e crite- rioso na real agregação de valor destas. 5. Não demore em ajustar: um erro comum, na esperança de uma melhora do mercado, ou por Por Alexandre Lapersonne ARTIGO ALEXANDRE LAPERSONNE, EXECUTIVO ESPECIALIZADO EM REESTRUTURAÇÃO DE EMPRESAS
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