Móveis de Valor - Edição 226

50 moveisdevalor.com.br B ons produtos saem de parques indus- triais com boa tecnologia e mão de obra qualificada. Mas, antes eles nascem nas pranchetas dos designers, que, com pesquisa e conhecimento, identificam as necessidades de mercado e usam a criatividade para traduzi-las em produtos. No setor moveleiro poucos designers têm uma carreira tão completa quanto a gaúcha Marlene Gugel. Formada em educação artística/belas artes e em desenho industrial, Marlene atua há 30 anos no desenvolvimento de móveis e componentes para móveis. Ela conta que ini- ciou a carreira na década de 1990, na Telasul, como desenhista, onde aprendeu muito sobre o aço carbono e como trabalhar com este mate- rial. “Depois, assumi a área de design de duas grandes empresas simultaneamente, a Meber e a Metal- prata, quando fiz grandes mudanças e inovações”, elenca, acrescentando que na Meber fez rede- sign nos manípulos de torneiras e de- senvolveu linhas de acessórios para ba- nheiros. “Na Metal- Talento exclusivo ao setor moveleiro HÁ 30 ANOS MARLENE GUGEL EMPRESTA SEU TALENTO ÀS INDÚSTRIAS DE MÓVEIS E A FORNECEDORES DE COMPONENTES DESTAQUE MARLENE GUGEL, DESIGNER DE MÓVEIS E COMPONENTES HÁ 30 ANOS ALÉMDE MÓVEIS, A DESIGNER DESENVOLVE COMPONENTES, COMO A LINHA DE PUXADORES CONCH, DA GECELE prata desenvolvi móveis tubulares para o varejo e cabeceiras alto padrão para colchões box”, afirma, destacando que na sequência atuou por mais de duas décadas na Plastibento/Akeo. “Ao longo dos anos, também assessorei empre- sas em paralelo, como a Móveis Carraro, onde estive à frente do design por mais de 11 anos nas unidades de aço e painéis”, pontua, elen- cando ainda outras empresas, como Móveis Lopas, para quem desenvolveu trabalhos por 12 anos. Além delas, Marlene prestou serviços para a Moval, Grupo K1 (Kappesberg e Idelli), Móveis Bartira, Colormaq, Arvy, Multimóveis, Aceblas, Albras, Socimol, Gecele, Serpil, Divi- car, Tuboarte, Albatroz, Móveis Europa, Artely, Grandelar, Avantti, KSD, entre outras. Em seu portfólio estão produtos para todos os ambientes da casa e em diferentes materiais. Quanto ao desenvolvimento de acessórios, Marlene admite que exige uma leitura precisa do mercado. “Quando você amadurece o olhar, consegue prever tendências, porque observa comportamentos de mercado, escalada das pes- soas para determinados focos e você transfor- ma tudo isso em produtos, sempre um passo à frente”, destaca, enfatizando que tem um amplo acervo neste nicho e que o acessório transforma o móvel. “Muitas vezes, o acessório traz vida ao ambiente”, completa. A designer também já atuou em diferentes polos moveleiros e reconhece que, apesar dos parques fabris serem similares do ponto de vista tecno- lógico, as empresas diferem na condução do ne- gócio e na inteligência de mercado. “Por muitos anos assessorei Móveis Carraro, Lopas e Moval

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz