Móveis de Valor - Edição 227

14 moveisdevalor.com.br inglês ESG - Environ- mental, Social and Cor- porate Governance). De acordo com Rodrigo, desde que a JB assumiu esse com- promisso, a empresa já conseguiu reduzir consideravelmente a emissão de carbono, especialmente em sua linha de pintura, que atualmente é isenta de metais pesados. “Nós estamos trabalhando substancialmente para que a gente chegue ao nosso objetivo de ser a primeira empresa mo- veleira carbono zero. É um longo caminho, mas é um caminho que continua em constante evolução”, afirma o CEO. Entre as práticas adota- das pela empresa para conseguir alcançar sua meta de descarboniza- ção, as principais delas foram a mudança nos processos industriais RODRIGONASSAR, CEODA JB BECHARA PRIMEIRO MÓVEL SUSTENTÁVEL DE PONTA A PONTA LANÇADO PELA JB BECHARA em prol da redução do consumo de energia elétrica e de água, além do estabelecimento de estratégias de otimização de rotas e de percursos com foco em reduzir o consumo de combustível. “Hoje conseguimos economizar substancialmente energia na produção de móveis e apostamos muito na reutilização de materiais”, enfatiza Rodrigo, acrescentando que o papelão e o plástico utiliza- dos pela empresa são reciclados. “Outro processo sustentável que adotamos neste último ano foi de reciclar a borra da tinta utilizada na produção dos nossos móveis e transformar o pó de serra que sobra dos nossos processos industriais em briquete (lenha ecológica) que está substituindo a lenha nas caldeiras de grandes empresas”, explica o CEO. CULTURA ESG DENTRO DA JB BECHARA Muito mais do que buscar pela descarbonização, quando a JB Bechara decidiu implementar prá- ticas sustentáveis em seus processos, percebeu a necessidade de mudar toda a sua cultura insti- tucional para que pudesse, de fato, se posicionar no mercado apoiando essa causa. “O primeiro movimento foi da porta para dentro, quando en- tendemos a necessidade de adquirir uma cultura de sustentabilidade sem nenhum greenwashing (do inglês "lavagem verde", que consiste no ato de divulgação falsa sobre sustentabilidade) e, a partir do momento que adquirimos essa cultura, come- çamos a abrir a porta para mostrar que somos verdadeiramente sustentáveis”, conta Rodrigo. Depois dessa transformação cultural, em outubro de 2022 a empresa deu outro grande passo em direção ao seu novo posicionamento de mercado: o lançamento do primeiro móvel sustentável de ponta a ponta da América Latina. “De lá para cá continuamos investindo nos projetos internos sociais e ambientais sem perder a qualidade dos nossos produtos”, destaca o CEO. “E, agora, no final de junho a Movinter vai ser nosso palco para lançar mais dois móveis, será a primeira linha de móveis sustentáveis de ponta a ponta lançada na América Latina”, continua Rodrigo. E, aqui, vale reiterar que, para ummóvel ser consi- derado sustentável “de ponta a ponta”, não basta a utilização de materiais sustentáveis em sua confec- ção, também é necessário que todos os processos que envolvem sua produção busquem redução de

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz