Móveis de Valor - Edição 227
20 moveisdevalor.com.br matéria-prima para o poliuretano (PU) e ao mesmo tempo aumentar seu valor. Para isso, a Dow busca desenvolver tecno- logias para reduzir a utilização de energia, emissões, água e resí- duos no processo de fabricação das maté- rias-primas para PU. De 2021 a maio de 2023, a Dow rea- lizou a campanha Reuse – o descarte correto é só o come- ço. A primeira fase, em 2021, teve como foco a circularidade de colchões e sofás. Realizada na cidade de Hortolândia (SP), o projeto recolheu e encaminhou para a reciclagem mais de 3,5 mil itens, que re- sultaram no reapro- veitamento de 83,8 toneladas de resí- duos, entre madeira, espuma de poliureta- no, tecidos, borracha, molas e outros mate- riais, sendo que desse total 12,3 toneladas foram de espumas de poliuretano. As peças coletadas, caso fossem empilhadas, corresponderiam a 13 torres Eiffel. As ações da campanha Reuse, da primeira fase também foram centradas em diferen- tes frentes de atuação – entre elas, uma série de ações educacionais ANDRÉ BORBA, GERENTE MARKETING E VENDAS, SEGMENTO MATERIAIS DE PERFORMANCE, COVESTRO LATAM coordenadas pelo Instituto Akatu e direcionadas a professores e alunos da rede municipal, como capacitações e atividades pedagógicas sobre con- sumo consciente e gestão de resíduos. No total, 47 professores de 21 escolas desenvolveram ativida- des com mais de 1.200 estudantes a fim de sensi- bilizá-los para a iniciativa. CASE COVESTRO Sustentabilidade é um elemento central da missão da Covestro (“Fazer do mundo um lugar melhor”) e parte integral da estratégia (“Futu- ro Sustentável”). Há anos, a companhia adota o princípio “Pessoas, Planeta, Rentabilidade” como forma de entregar valor em nível econô- mico, ambiental e social, ao mesmo tempo. Um exemplo disso é a busca constante em aumentar a participação de fontes alternativas na produ- ção de seus plásticos. Outro exemplo são maté- rias-primas com um portfólio exclusivo dedicado a produtos com redução na pegada de carbono. Fatores como a mudança climática, o cresci- mento populacional e o consumo acelerado são desafios globais que requerem uma mudança de paradigma rumo à uma economia circular. A Covestro acredita que não há outro caminho senão a circularidade para lidar com eles e, por isso, sua visão de tornar-se totalmente circular. Uma das metas é atingir neutralidade climática para emissões (escopo 1) e fontes externas de energia (escopo 2) até 2035. “Como parte da nossa estratégia “Futuro Sus- tentável” queremos liderar essa mudança na indústria e, para isso, trabalhamos com quatro pilares de atuação para atingirmos essa visão: materiais alternativos, inovação em reciclagem, energia renovável e parcerias”, aponta André Borba, gerente marketing e vendas, segmento Materiais de Performance, Covestro Latam. Em novembro de 2022, a Covestro Brasil deu um importante passo rumo à visão “Tornar-se totalmente circular”, com a certificação ISCC PLUS no Brasil para a venda de diisocianato de difenilmetano (MDI) e diisocianato de tolueno (TDI) biorenovável e biocircular. “Com este importante marco, expandimos nossos esfor- ços em sustentabilidade em um dos principais mercados da América Latina. A certificação
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