Móveis de Valor - Edição 227

50 moveisdevalor.com.br ciais, após conversar com arquitetos e outros profissionais do setor”, enfatiza Moulin. Diante desse novo hábito de compra dos brasi- leiros, é preciso pensar em como as empresas podem se adaptar a esse cenário. “A estra- tégia deve ser focada em trabalhar uma boa distribuição de lojas e entender a inteligência comercial de maneira mais assertiva”, explica o professor. “Também é preciso otimizar o nível dos estoques baseados nos dados históricos de consumo, fazendo uma boa previsão de tendência de futuro, mas sempre com muita inteligência aplicada”, continua Moulin. “Outra dica é rentabilizar a base de clientes através de técnicas de programa de CRM e fidelidade”, acrescenta o especialista. Também de acordo com Moulin, um dos pontos principais que garante as possibilidades de crescimento de uma empresa está na percepção de mercado de quem está à frente dela. “A reclamação dos empresários nesse momento é natural, mas, independentemente do que a gente possa falar, isso não vai ajudar a fazer a mudan- ça necessária. Então é uma questão de transformação, é ser pragmático e entender que esse é um cenário que vai levar um tempo para mudar”, observa o professor. “Já foi uma realidade do Brasil bem recentemente o crescimento baixo, pouco dinheiro disponível, ju- ros altos, que eram até mais altos que os momentos atuais”, continua. “E, dentro desse contexto, enquanto alguns estão chorando, outros estão vendendo lenço”, finaliza Moulin. Para Paula Dutra, consultora em gestão, nesse mo- mento é preciso que os empresários do setor move- leiro entendam o que as pessoas estão buscando e ofereçam isso da melhor maneira. “No cenário atual as pessoas têm procurado móveis mais inteligentes e multifuncionais, refletindo uma mudança no padrão de como enxergar os espaços e a qualidade de vida proporcionada por eles”, analisa a especialista em gestão. “As empresas que aplicam a inovação estão abrindo caminho para conquistar novos mercados e novas formas de consumo”, continua Paula. “Com a era da tecnologia, atualizar o modelo de negócio e oferecer novas opções aos consumidores se torna a oportunidade do momento. É importante lembrar que, muitas vezes, é durante as crises que surgem as melhores oportunidades de negócios”, acrescenta a consultora, destacando que empresários bem-suce- didos sabem aproveitar essas oportunidades para o crescimento de suas empresas. Paula também afirma que é possível fazer investi- mentos financeiros em prol do crescimento de uma empresa no período atual do mercado de forma segura. No entanto, segundo ela, para isso é preciso realizar uma análise minuciosa antes de investir, considerando os riscos envolvidos e avaliando os possíveis retornos. “Um dado que demonstra um mo- vimento atual de novos investimentos é o aumento de importação de máquinas para fabricação de móveis que obteve um crescimento de 27,7% no acumulado do ano, ou seja, de janeiro a março de 2023, trazendo boas projeções para maior produtividade com aplica- ção de tecnologia”, destaca a consultora. Outra dica da especialista é aproveitar o momento atual para direcionar a atenção para ‘dentro de casa’, ou seja, reavaliar processos internos da empresa, de- PAULA DUTRA, CONSULTORA EM GESTÃO

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