Móveis de Valor - Edição 227

51 moveisdevalor.com.br senvolver novos produtos e modificar estratégias de marketing para apoiar o crescimento e os resultados. “Uma das principais medidas que pode ser consi- derada nesse momento é analisar e reduzir gastos, examinando despesas e custos no processo produtivo. O setor moveleiro possui uma notável resiliência e capacidade de adaptação a diferentes situações, mas também precisa estar na frente das novas expectati- vas dos consumidores e oferecer experiências dife- renciadas”, orienta Paula. Ainda de acordo com a consultora, em períodos de instabilidade no mercado também é preciso se atentar a falhas de gestão. “Os principais erros cometidos por empresários durante períodos de estagnação ou reces- são econômica estão relacionados à falta de correção de erros, ausência de planejamento, dificuldade de adaptação, falta de processos eficientes e falta de ino- vação”, analisa Paula. “Para evitar esses erros, é fun- damental que os gestores estejam atentos ao acompa- nhamento da rotina da empresa e à gestão de todos os processos. Isso porque a estagnação pode representar um risco significativo para o negócio, levando a uma queda gradual dos resultados”, continua a especialista. “É necessário estar aberto a mudanças e a evolução, aprendendo com os erros cometidos no passado. Essas ações ajudarão a empresa a sair do estado de estagnação e minimizar os impactos causados pela recessão e redução da mortalidade”, afirma Paula. “Também é importante lembrar que é crucial buscar soluções criativas, explorar novos mercados e adap- tar-se às demandas do público”, destaca a consultora, enfatizando que, dessa forma, a empresa estará mais preparada para enfrentar os desafios e manter-se competitiva no mercado. Karen Cavalcanti, CEO da Mosaiclab, concorda com Paula. “Nesse momento o setor precisa avaliar novas oportunidades, olhar os comportamentos humanos e detectar como aproveitar essas oportunidades”, observa a CEO. “As pessoas estão se reunindo mais em casa, se encontrando, se preocupando com con- forto (forma, cores, ergonomia), se preocupando com sustentabilidade, todos esses são nichos que podem ser aproveitados”, continua Karen. “Além disso, o uso da tecnologia cresceu e auxilia o consumidor a tomar decisões com uso de recursos de inteligência artificial e de realidade aumentada, que podem influenciar principalmente em compras online”, acrescenta, destacando que os empresários do setor deveriam se reunir para repen- sar a cadeia e entender como podem otimizar seus esforços de venda. “O varejo moveleiro precisa entender com mais profundidade os desejos e interesses dos consumidores, para isso é necessário uma série de análise de dados e tendências de compor- tamento e setor”, indica a CEO, adicionando que esse é um setor que trabalha pouco o conhecimento sobre o cliente final comparado com outras categorias de consumo. Por fim, Karen acredita que o varejo moveleiro no Brasil tem espaço para se reinventar, as- sim como já está ocor- rendo em outros locais do mundo. “Olhando as tendências do con- sumidor a Ikea, por exemplo, passou a fazer negócios cada vez mais expressivos de recom- pra de móveis e vendas de usados, isso aumenta o valor da marca para o cliente”, comenta a CEO. “A lealdade e a fidelização dos consu- midores também são importantes nesse mo- mento, além da atenção especial sobre temas como a sustentabilidade que tem crescido ao re- dor do mundo”, finaliza Karen, concluindo que movimentos como esse precisam ser olhados como inspiração para o mercado brasileiro. KAREN CAVALCANTI, CEO DA MOSAICLAB

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