Móveis de Valor - Edição 227

52 moveisdevalor.com.br O mercado moveleiro, como a maioria dos mer- cados de bens duráveis que depende de crédito ao consumidor, é bastante sensível a influência dos ciclos econômicos. Diversos estudos mos- tram uma correlação negativa entre vendas do varejo de móveis e eletrodomésticos e a curva de juros. Juros altos, normalmente acompanhados por uma restrição de crédito, afetam a demanda para baixo, enquanto juros baixos, que favore- cem expansão de crédito, impulsionam a deman- da. Dependendo da classe de consumidor, esses efeitos são distintos: consumidores de renda mais baixa são muito mais sensíveis a fase do ciclo, enquanto consumidores de renda mais alta são mais impermeáveis. Em cenários recessivos, a empresa que tem sua estratégia exclusivamente em mercados popula- res sofre muito mais os impactos da desacelera- ção de venda: os negócios que tem como prin- cipal estratégia fornecer produtos de 1º preço com baixo valor agregado, tem estruturalmente menores margens de contribuição e são depen- dentes da manutenção de alto nível de volume, e que muitas vezes esconde por trás do seu invejá- vel faturamento, uma grande fragilidade. Diversificação como uma estratégia antifrágil J á é conhecido o benefício que a diversificação pode trazer à empresa que já atingiu uma posição de liderança no seu mercado e procura diversificar sua atuação para continuar a crescer. Além do crescimento adicional, existem outros benefícios como ganhos de eficiência operacional, defesa da posição concorrencial e maior fidelização na jornada do cliente. Elas podem ser implementa- das de diversas formas, como na entrada de novos mercados, lançamento de novos produtos/serviços emmercados existentes, ou mesmo através da aqui- sição de outra empresa. A diversificação pode ser utilizada também para outro fim, como o de aumentar a proteção e resi- liência da empresa, um tipo de blindagem a situa- ções caracterizadas por alta concorrência, incerteza e volatilidade. A ideia central é atuar simultanea- mente em segmento de mercados que tem com- portamentos distintos, e que desta maneira possa proporcionar um efeito de geração de valor por complementariedade compensativa. Nesse senti- do, uma das estratégias mais implementadas pelas empresas é atuar simultaneamente com linhas de produto popular e de maior valor agregado, chama- dos também de low-cost e Premium. Por Alexandre Lapersonne ARTIGO

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