Móveis de Valor - Edição 227
54 moveisdevalor.com.br É hora de investir na atração de clientes? NOENTENDERDE PUBLICITÁRIOS E EMPRESÁRIOS, ARESPOSTAÉ “SIM”. EACOMPETIÇÃO ENTRE LOJISTAS PODEAUMENTARQUANDOTODOSBUSCAMOMESMOMERCADO OBOLSODOCONSUMIDOR ÉUMSÓ. NESTEMOMENTO, O INTERESSEDELE ESTÁMAISNA ÁREADE SERVIÇOS, VIAGENS, LAZER, HOTÉIS, RESTAURANTES ORETORNOPODE VARIARCOMBASENOSOBJETIVOS E ESPECÍFICOSDAEMPRESA, NO ORÇAMENTODEMARKETINGDISPONÍVEL ENAS ESTRATÉGIASDE SUCESSOPROTEGIDAS C omo em tantas crises econômicas que a socie- dade já vivenciou ao longo de décadas, essa também vai passar. Como em outras crises, à medida que as perspectivas econômicas dos consu- midores se tornam sombrias, seus gastos tendem a diminuir. Como das outras vezes, o varejo igual- mente retrai sua comunicação, abrindo espaço para outros lojistas que acreditam em ações, como divulgação da marca e relacionamento com o con- sumidor. A pergunta é: vale a pena investir recur- sos para atrair e reter clientes em época de crise? Ambiente econômico desfavorável assentado em taxas de juros elevadas e inflação que demora a recuar, podem representar desafios e, nesse caso, a resposta é um sonoro sim: investimento emmarke- ting pode ser uma estratégia valiosa para atrair e re- ter clientes. Em tempos difíceis, a competição entre a concorrência pode aumentar à medida que todos buscam uma mesma fatia do mercado. Nesse cená- rio, é ainda mais importante se destacar e chamar a atenção, pois o marketing pode ajudar a diferenciar sua empresa dos seus competidores e destacar os benefícios e valores que só você oferece. Nesses casos, é fundamental direcionar os esforços de marketing para o público-alvo mais tolerante a comprar. Tente fazer pesquisas de mercado para identificar quais grupos têm maior probabilidade de adquirir móveis e focar seus recursos nesses segmentos específicos. Considere ainda estraté- gias de baixo custo, como marketing de conteúdo, mídias sociais e e-mail marketing. Essas aproxi- mações são geralmente mais acessíveis. No caso de clientes existentes, a orientação é in- vestir em estratégias de fidelização, como progra- mas de recompensas, descontos exclusivos para clientes fiéis ou em um excelente atendimento. Isso pode ajudar a manter uma base de clientes e MARKETING Por Guilherme Arruda, jornalista convidado
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