Móveis de Valor - Edição 227
58 moveisdevalor.com.br É a psicologia de consumo que mantêm as vendas em alta NATIONAL RETAIL FEDERATION (NRF) DIVULGOU SUA PREVISÃO DE VAREJO PARA 2023. O CRESCIMENTO DAS VENDAS NO VAREJO NORTE-AMERICANO DEVE EXCEDER O NÍVEL MÉDIO DE CRESCIMENTO DE 3,6% REGISTRADO NOS ANOS PRÉ-PANDÊMICOS DE 2013 A 2019. CONSUMIDORES MANTIVERAM AS VENDAS NO VAREJO DINÂMICAS, GRAÇAS À SUA COMPOSIÇÃO PSICOLÓGICA, MAS EM BREVE SEUS COMPORTAMENTOS DE COMPRA, FORTALECIDOS POR VIESES COGNITIVOS INATOS, PODEM SEREM FORÇADOS A SE AJUSTAR A UMA NOVA REALIDADE FINANCEIRA E m um briefing de uma hora, o presidente e Em um briefing de uma hora, o presidente e CEO da NRF, Matthew Shay, informou que as vendas no varejo crescerão entre 4% e 6% em 2023, sem incluir veículos motorizados, postos de gasolina e restaurantes. “Embora esperemos que o crescimento seja moderado este ano, ele permanecerá positivo à medida que as vendas no varejo se estabilizarem para níveis mais históricos”, disse ele. “A economia se mostrou bastante resiliente no segundo semestre de 2022”, disse Jack Kleinheinz, economista-chefe da NRF. “Olhando para o futuro, a resiliência parece ter vida curta, já que a previ- são de consenso para o PIB é de cerca de 1%. Isso é cerca de metade da taxa de crescimento de 2022.” OBSERVAÇÃO DE RECESSÃO Pelo menos até o primeiro trimestre de 2023, os gastos do consumidor no varejo estão se manten- do, mas Kleinheinz também disse que muitos dos dados considerados na previsão de varejo estão rumando na direção errada, como desaceleração do crescimento do emprego, aumento do desem- prego e taxas de juros de crédito mais altas. Além disso, a inflação incômoda continuará ocupando uma fatia maior das carteiras dos consumidores. Ele também reconheceu que “desenvolvimentos recentes nos mercados financeiros e no setor MARKETING
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz