Móveis de Valor - Edição 228

38 moveisdevalor.com.br tenha uma equipe diferenciada, é a clareza nas regras e orientações. O colaborador precisa estar ciente do que é esperado de seu trabalho, e isto deve ocorrer desde o momento de sua contratação, quando a empresa deve lhe apresentar sua função e as etapas de cada processo dentro dela. Periodicamente é necessário fazer reuniões individuais para entendimento das rotinas e resultados, e este será o momento de avaliar o desempenho do colaborador e mostrar, de forma clara e objetiva, o que se espera de seu trabalho. Mas, lembre-se, elogios também são motivacionais e, também, incentivam o colaborador a bem desempenhar o seu papel, então nunca esqueça de elogiar bons desempenhos, eficácia e proatividade. Uma equipe diferenciada também é reflexo de sua liderança, portanto escolha bem os líderes que irão gerenciar sua equipe. Nem todas as pessoas possuem perfil de liderança. Um bom líder é aquele que busca desenvolver a sua equipe com seu próprio exemplo, sem medo de passar seu conhecimento adiante. Um bom líder jamais limita seu liderado, pelo contrário, ele quer ver o seu liderado assumindo responsabilidades e se destacando na empresa. Um bom líder compartilha bons resultados, mas sabe dar o mérito a quem o merece. Lembre-se, o capital humano é peça fundamental em qualquer empresa, portanto não o negligencie. O diferencial de uma boa equipe O capital humano é o diferencial para alcançar sucesso em uma empresa. Uma equipe pro- fissional, alinhada e comprometida com os objetivos da empresa, é fator fundamental e contri- bui no alcance de melhores resultados. O primeiro passo para ter uma equipe de sucesso é o empresá- rio estar capacitado em gestão de pessoas, de forma a potencializar a empresa para atrair, desenvolver e manter talentos. Porém, para garantir ummelhor desempenho da empresa, não basta apenas uma boa seleção de pessoas. É preciso utilizar critérios de motivação constante, afinal uma equipe motiva- da busca sempre atingir metas e objetivos. Um dos principais critérios motivacionais utilizados no ramo do comércio é o comissionamento. Pagar comissão à equipe é uma forma de motivá-la a bus- car melhores resultados em vendas, e/ou qualquer outra função que lhe resulte em comissionamento. Mas é preciso avaliar os resultados constantemente, pois estabelecer pagamento de comissão por si só não garante bons resultados. Existem pessoas que são motivadas por outros fato- res, como por exemplo segurança, estabilidade, be- nefícios, rotina, entre outros. Daí a necessidade de o empresário estar capacitado em gestão de pessoas (ou buscar suporte neste quesito, caso ele precise), para poder avaliar se o perfil das pessoas de sua equipe está adequado às funções que elas exercem. Para ilustrarmos melhor, vamos imaginar que seja contratada uma pessoa de perfil mais racional e técnico, e que goste de uma rotina estável, sem contratempos e sem grandes desafios. Em qual área da empresa esta pessoa se encaixaria melhor? Se esta pessoa for contratada para trabalhar na área comercial, commetas de vendas, certamente ela não estará motivada e tampouco a empresa terá benefícios com esta contratação. Neste caso, o co- missionamento não serve como um critério motiva- cional porque o perfil da pessoa não está adequado à função. Outro fator determinante para que a empresa ARTIGO ELIANE MARIA VIGNATTI, DA EVCONS CONSULTORIA EMPRESARIAL Para mais dicas acesse o QRCode e siga nossa rede social. Por Eliane Maria Vignatti, da EVCONS Consultoria Empresarial Ltda. PARA MAIS DICAS ACESSE O QRCODE Por Eliane Maria Vignatti

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