Móveis de Valor - Edição 228

57 moveisdevalor.com.br anos, os centros de distribuição desempenham funções essenciais para o sucesso de um negócio, isso porque eles são responsáveis pelo recebimento e pela conferência de mercadorias, além de rea- lizarem a estocagem, a separação dos pedidos, a consolidação de entregas, o compartilhamento de frete e a autoria do estoque. Outro benefício desses espaços é que, quan- to mais próximos eles estiverem dos clientes, menor será o tempo de entrega das mercadorias. Além disso, no caso de empresas menores, o centro de distribuição pode ficar junto ao ponto de venda, o que pode ajudar a diminuir os gastos com tarifa de entrega por parte dos clientes que visitarem a loja pessoalmente. Rafael Biancalana, diretor da It’s Commerce, empresa especializada na representação comercial online de e-commerces de fábricas, conta que em 2023 a empresa decidiu abrir seu primeiro centro de distribuição no centro de São Paulo. Segundo ele, a decisão partiu de uma busca por melhoria nos processos logísticos da empresa. “Pensamos em questões que envolvem desde o peso, até o tamanhos e os tipos de produtos comercializados por nossos clientes”, explica Biancalana. “Desta forma, concluímos que quanto menos movimentarmos as cargas, teremos menos avaria e maior agilidade”, continua o diretor. Para ele, é muito importante que as empresas pensem em ter CD’s em grandes capitais, isso porque é nelas que estão as maiores concentrações de consumo do país. “Com maior consumo e, consequentemente, maior concorrência nestes centros temos que pensar em oferecer algum diferencial para os clientes, especialmente porque estes públicos estão acostumados com agilidade de entrega”, enfatiza Biancalana, acrescentando que antes os prazos de entrega eram de dias e agora são de horas. RAFAEL BIANCALANA, DIRETOR DA IT’S COMMERCE “Sempre existiu e sem- pre existirá a questão de os fabricantes es- tarem mais próximos dos pontos onde tem maior benefício fabril (matéria-prima, mão de obra especializada, polos industriais etc.) e a proximidade com o consumidor final”, afirma o diretor. “Ago- ra, o que precisamos pensar é na formação de um estoque avan- çado que atenda a demanda dos consu- midores e permita que os fabricantes conti- nuem em seu campo de atuação”, continua Biancalana, destacan- do que, sem dúvida, os clientes estão cada vez mais exigentes e esta tendência está ainda mais forte no setor moveleiro. “Eles que- rem o tal do comprou, chegou”, acrescenta. Ainda segundo o dire- tor, através da instala- GRANDES VAREJISTAS BRASILEIRAS TÊM INVESTIDO CADA VEZ MAIS EM CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO

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