Móveis de Valor - Edição 228

58 moveisdevalor.com.br ção de CD’s em grandes capitais é possível reduzir de quatro a sete dias o prazo de entregas de produ- tos e, dependendo da localização do consumidor, esse prazo pode passar de dias para horas. “Hoje as melhores operações são realizadas através de estratégia de abastecimento inteligente do estoque, pois estoque é dinheiro parado. Não é garantia de sucesso avançar o estoque e sim ter conhecimento e proximidade física com os clientes”, afirma. Biancalana também conta que abrir novos CD’s, apesar de trazer inúmeros benefícios, tem também seus desafios. “Ao abrir um centro distribuição em uma cidade é preciso desenvolver um know-how regionalizado com expertise de entregas em seto- res, criar rotas que melhorem o custo dos fretes e saber escolher entre aluguéis com grandes valores em condomínios logísticos ou aluguéis menores em bairros mais arriscados”, explica o diretor da It’s Commerce, acrescentando que também é impor- tante acertar a gama de produtos colocados nesse novo CD para não ter estoque ocioso. Para Clóvis Souza, especialista em e-commerce no setor do varejo, commais de 20 anos de experiência na área, a maior vantagem das lojas investirem em CDs está na possibilidade de realizar entregas não só mais rápido, mas também commais qualidade. “Ter centros de distribuição (CDs) na mesma região do consumidor, ou seja, no destino do pedido, au- xilia nesse processo”, enfatiza Souza. “Além disso, operar com CDs próprios permite oferecer mais opções para os clientes”, continua o especialista. Segundo ele, um dos maiores desafios que o varejo encontra hoje é a busca pela redução do custo do frete e o investimento em CD’s pode ser uma saída para esse problema. “Hoje o frete está muito caro. Mas quando é uma entrega próxima a região de um centro de distribuição, em alguns casos, é possível congelar o valor”, observa Souza. “Muitos consumidores levam em consideração o frete mais barato para realizar uma compra. Assim, os negócios precisam buscar meios de contornar essa questão para oferecer um preço mais competitivo dentro do mercado”, finaliza o especialista. CLÓVIS SOUZA, ESPECIALISTA EM E-COMMERCE

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