Móveis de Valor - Edição 228

87 moveisdevalor.com.br ganhar alguns, tive a oportunidade de dividir experiências como jurado de uma das edições do iF Award”, avalia. Ele diz que não desenha produtos pensando em prêmios, mas que alguns ele resolve inscrever nas premiações e já fez isso, inclusive, commóveis, quando se inscreveu em um prêmio nacional. “No caso dos móveis, acho mais complica- do enviá-los para as premiações europeias por conta de tamanho. Por isso, ainda não participei de nenhuma premiação interna- cional de mobiliário e também por trabalhar apenas para uma mar- ca que, no momento, está focando apenas no mercado brasile- iro. Digo isso, porque entendo que esse tipo de premiação ajuda a abrir portas no mer- cado internacional e ainda estou prefer- indo caminhar mais devagar nesse nicho do móvel”, finaliza. (Por Natalia Concentino, jornalista) seja bonita, confortável e sirva para pessoas de diversos biotipos. O estofado tem de ser democrático e esteticamente bem desenhado. Não podemos esquecer que nesse processo ainda temos a escolha da densidade da espuma, que faz toda a diferença”, observa. Fernando conta que ele passa por um trabalho de pesquisa bem grande antes de iniciar seus projetos, chegando até a trocar ideia com seus amigos designers. “Eu ainda transito menos pelos móveis do que pelas luminárias, por isso, gosto de fazer essas pesquisas, ouvir os fornece- dores, ter ideias e encontrar caminhos para ter sucesso com o móvel”, afirma, ainda enfatizando que gosta dessa forma mais colaborativa e da comunicação no processo criativo. Sobre as inspirações durante seu processo criati- vo, o designer conta que ele usa toda sua baga- gem e conhecimento para formar um caldeirão de influências que o inspiram. “Eu só crio sob demanda, por meio dos briefings que recebo e inicio o processo com um desenho à mão. Não tenho intenção de construir uma identidade para que todos saibam que fui eu quem fiz esse ou aquele móvel. Eu acho que o móvel em si é mais importante”, diz. Prado comenta também que, pelo menos por enquanto, ainda não pensa em ter uma marca própria de mobiliário. “Ter uma marca envolve um cuidado para não ter prejuízo e não perder a qualidade, então não é o que estou pensan- do em fazer no momento, prefiro seguir com minha parceria com a dpot”. Aliás, o designer fala que, a princípio, está se concentrando so- mente nessa parceria, pois se identifica com a marca e a admira. UM DESIGNER PREMIADO Fernando Prado já conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais com suas luminárias, como Red Dot Best of the Best, iF Gold, Good Design, Design Plus e MCB. “Costumo dizer que prêmio é aval de qualidade, principalmente os europeus, já que o povo de lá tem um embasamento cultural muito forte no design. Vejo que na Europa o design está enraizado até no consumidor final. E, além de MESA DINA E CADEIRA JOSEFINA APARADOR 2:1 A CRIAÇÃODO SO FAR FOI DESAFIADORA MESA CANELA

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