Móveis de Valor - Edição 229

16 moveisdevalor.com.br TENDÊNCIAS MUNDIAIS X MERCADO BRASILEIRO A designer conta que existe uma tendência internacional do uso de prateleiras abertas na parte superior dos armários de cozinha, por ser algo mais natural e econômico, mas que não vê isso sendo usado com fre- quência no Brasil. “Lá fora vemos que isso vendo sendo in- troduzido como uma forma de respiro, de gerar menos gasto, dar um ar mais arte- sanal e a ideia de cus- tomização, mas aqui ainda trabalhamos com espaços pequenos e essas prateleiras não são muito utilizadas. Acredito que podemos investir no uso de vi- dros para trazer essa sensação de abertura, leveza e visualização, por exemplo”. Ela afirma que em Milão foi visto o uso do vidro impresso, composto por vidro reciclado. “Um movimento marcado na textura, na volta do uso dos vidros canelados e aramados, além da ideia do translúcido, que insinua a presença do vidro”, explica. Adriza conta que o estilo farm house continua fazendo sucesso, principalmente no mercado popular, pois há uma ligação com as lembranças, memória afetiva e nostalgia. “As pessoas gostam dessa ideia de contato com o interior, do efeito robusto dos móveis, detalhes em alto e baixo relevo, uso da palhinha, madeira mais marcada (MDF pintado) e releituras”, acrescenta. Outro ponto que diferencia os hábitos e as co- zinhas brasileiras das demais é que não temos o costume de “esconder” eletrodomésticos. Segundo Adriza Rigoni, internacionalmente as pessoas costumam fazer com que geladeiras e fornos não apareçam. “Aqui sabemos que a maioria dos nossos eletros não possui a ventilação adequada para serem totalmente embutidos como vemos em outros países, ainda há uma relação grande entre tecnologia e preço, fora isso, o brasileiro gosta de deixar seus eletros mais a mostra. Uma das poucas coisas que vemos o pessoal daqui escon- der são as coifas, mais por uma questão estética mesmo, por achar que elas desarmonizam o ambiente. Outro objeto que a gente usa e que as vezes queremos esconder atrás de portas é o garrafão de água”, brinca a arquiteta. Para finalizar, Adriza lembra que o brasileiro está sempre antenado nas novidades e valoriza o design e acabamento dos móveis de cozinha. “A gente valoriza muito o toque, temos prazer em ter móveis com bom acabamento, durabilidade e beleza. A cozinha é um ambiente que as pessoas querem mostrar. Temos também o hábito de limpar e lavar as coisas e na cozinha não é diferente, deixamos as janelas mais abertas e precisamos fazer a manutenção do ambiente e dos móveis, por isso eles precisam ter um bom revestimento e oferecer a qualidade necessária para suportar uma limpeza mais pesada, queremos que o dinheiro que investimos seja valorizado”, conclui. O ESTILO FARM HOUSE CONTINUA FAZENDO SUCESSO NO MERCADO POPULAR

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