Móveis de Valor - Edição 229
38 moveisdevalor.com.br O que a psicologia do consumidor revela sobre o desejo de esbanjar PESQUISA REALIZADA PELA DELOITTE REVELA QUE 80%DAS PESSOAS FIZERAMPELO MENOS UMA COMPRA EXTRAVAGANTE PARAMELHORAR O SEU HUMOR O LEVANTAMENTODA CONSULTORIA AMERICANA TAMBÉMENCONTROU ALTAS TAXAS DE COMPRAS INCOMUNS ENTRE OS CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA P esquisa feita pela empresa de consultoria De- loitte ouviu 114 mil adultos em 23 países sobre o desejo de esbanjar do consumidor. O dado mais simbólico é que 80% dos entrevistados disse- ram que fizeram pelo menos uma compra extrava- gante para melhorar o seu humor. “Não é surpresa que pessoas façam compras para se presentear, mas o fato de que isso está acontecendo commuitas pessoas em todo o mundo foi uma grande surpresa”, explica Justin Cook, líder de pesquisa de produtos de consumo da Deloitte nos Estados Unidos. “Sabemos que o comportamento de gastos é mais do que apenas adquirir coisas. Muitas vezes, trata- -se de satisfazer necessidades emocionais profun- damente sentidas”, assinala o psicólogo do consu- midor Chris Gray. “Quando olho para os padrões de gastos, penso neles como manchas de tinta de Rorschach (popularmente conhecido como "teste do borrão de tinta") porque nos dão uma visão da vida interna das pessoas que gastam. Eles geralmente revelam necessidades emocionais das quais podem nem estar cientes”, ele contina. Outra curiosidade é que, embora os consumidores de alta renda tenhammaior capacidade de gastar muito, a propensão a fazer essas compras afeta todos os níveis de renda. Olhando especificamente para os consumidores dos EUA, a Deloitte encon- trou altas taxas de compras extravagantes, indepen- dentemente da renda, incluindo 71% entre consu- midores de baixa renda (abaixo de US$ 50), 79% de renda média (entre US$ 50 e US$ 99,9) e 84% de alta renda (mais de US$ 100). MARKETING Por Pam Danziger
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