Móveis de Valor - Edição 229

42 moveisdevalor.com.br Varejo sem atrito e com experiência de compra fluida OCONCEITOQUE RECEBEUONOMEDE “FRICTIONLESSRETAIL” TEMSE TORNADO UMA TENDÊNCIAGLOBALNAS EXPERIÊNCIASDECOMPRANOVAREJO COMAACELERAÇÃODOPROCESSODE TRANSFORMAÇÃODIGITAL, PÓS PANDEMIA, CLIENTESBUSCAMCADAVEZMAISAUTONOMIANAHORADACOMPRA CONFIRADICASDECOMO IMPLEMENTARUMAEXPERIÊNCIADECOMPRAMAIS FLUÍDAEMSUA LOJA, AFIMDA TORNÁ-LAMAISCOMPETITIVANOMERCADO Por Gabrielly Zem, jornalista MARKETING O frictionless retail, conhecido em português como “varejo sem atrito", é um conceito que envolve a eliminação de barreiras na jornada de compra dos consumidores tanto online quanto em lojas físicas. Apontado pe- los especialistas como uma tendência cada vez mais forte no varejo mundial, as experiências de compra fluidas e que garantem mais autonomia aos clientes têm conquistado cada vez mais os consumidores. Ou seja, se as varejistas brasilei- ras quiserem se tornar mais competitivas elas vão precisar encontrar maneiras de trazer esse conceito para dentro de suas lojas. “É essencial garantir a integração perfeita entre as diferentes etapas do processo de compra, pois isso garante que os clientes tenham um processo rápido, eficiente, onde a loja não se torna uma barreira entre o cliente e o produto e sim um pon- to de experiência mais rico com a marca”, explica Felipe Gomes, head de CRO da Corebiz, empresa especialista em e-commerce. “Fazer essa integra- ção envolve não apenas tecnologia, mas princi- palmente cultura, pessoas e processos”, continua o head, acrescentando que, em termos gerais, há muitas iniciativas que podem contribuir para o varejo frictionless, tais como o autoatendimen- to 360. “Os clientes querem cada vez mais ter autonomia para explorar, selecionar e pagar pelos produtos ou serviços de forma independente, utilizando aplicativos ou quiosques interativos no ponto de venda”, afirma Gomes.

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