Móveis de Valor - Edição 229

44 moveisdevalor.com.br como os móveis ficarão na casa dele. “Se a gente conseguisse qualquer truque de realidade virtual que ajudasse a fazer esse planejamento, essa con- cepção de espaço e auxílio na decoração, facilitaria muito o processo de compra”, acredita o consultor. Ainda segundo ele, outra maneira de garantir uma compra fluída é disponibilizar o máximo de informações possíveis aos clientes. “Quantos metros um quarto precisa ter para comportar esse móvel? Qual distância esse móvel precisa ter da cama para conseguir abrir as gavetas? Quan- tos itens cabem dentro desse móvel? Se esse tipo de informação estiver disponível ao cliente, ele poderá fazer uma compra mais autônoma sem dificuldades”, continua Morgado. Para ele, outras informações importantes que precisam estar dis- poníveis são sobre os materiais de confecção dos móveis, sua durabilidade e resistência. “Se essas informações forem de fácil acesso aos consumi- dores eles poderão navegar pela loja com muito mais tranquilidade”, conclui o consultor. POR ONDE COMEÇAR A MELHORAR A EXPERIÊNCIA DE COMPRA? Para quem já está atento à necessidade de ofere- cer uma experiência de compra mais fluída, mas não sabe por onde começar a aplicar as mudan- ças em sua loja, o sócio da 360 Varejo, Luiz Melo, aconselha que a primeira mudança seja dentro das lojas físicas, de forma que esses ambientes passem a ser bem-sinalizados, com informações claras sobre os produtos e seus preços. Outra dica importante é disponibilizar dispositivos (totens, tablets, etc) para incentivar a autonomia dos clientes na pesquisa e na compra dos itens. “No entanto, é importante ressaltar que mesmo com a adoção de processos de autoatendimento, é essencial contar com funcionários disponíveis e treinados para auxiliar os clientes que deseja- rem suporte ou que tiverem dúvidas específicas”, orienta Melo. “A presença de vendedores qualifi- cados e, mais do que isso, assumindo o papel de consultores que estão ali para ajudar o cliente a resolver um problema, agrega valor à experiência de compra, oferecendo orientação especializada e personalizada”, continua o empresário. “Além disso, também é importante garantir um processo de entrega eficiente, com opções de ras- “Seja no ambiente online ou no físico é fundamental garantir uma navegação intui- tiva e simplificada em sua loja, site e aplica- tivos, oferecendo um processo de compra fácil e seguro”, escla- rece Melo. “Outra dica é disponibilizar múltiplas opções de pagamento e entrega. Além disso, investir em atendimento ao cliente por meio de chatbots ou assis- tentes virtuais pode agilizar o suporte e a resolução de dúvidas”, comenta o empresá- rio. Ainda segundo ele, nas lojas físicas as tecnologias tam- bém desempenham um papel importan- te. “Nesse ponto, é possível fazer a imple- mentação de quios- ques interativos e aplicativos móveis que forneçam informações detalhadas sobre os produtos expostos na loja, além de permitir o autoatendimento na realização de com- pras”, orienta Melo. Já para Maurício Morgado, consultor e professor especializado em varejo, o segre- do para diminuir os atritos na experiência de compra dos clientes está nas lojas físicas conseguirem imple- mentar sistemas que permitam que os clien- tes consigam visualizar MAURÍCIO MORGADO, CONSULTOR E PROFESSOR ESPECIALIZADO EM VAREJO LUIZ CLAUDIO MELO, SÓCIO FUNDADOR DA 360 VAREJO

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