Móveis de Valor - Edição 229

46 moveisdevalor.com.br “Outra possibilidade é utilizar dados coletados dos clientes e aplicar automação inteligente para ajudar a personalizar a experiência do cliente de forma escalável e sem grandes investimentos”, continua o head, acrescentando que ao eliminar barreiras e fricções, o varejista pode oferecer aos clientes conveniência, agilidade e personalização, criando uma vantagem competitiva significativa. O FUTURO DAS EXPERIÊNCIAS DE COMPRA NO VAREJO Com o processo de transformação digital se inten- sificando globalmente é difícil prever o futuro das lojas de varejo, mas os especialistas fazem suas apostas. Para Luiz Melo, em um futuro breve será possível ter lojas de móveis físicas com proces- sos de autoatendimento mais robustos no Brasil. “Outra estratégia será a utilização de tecnologias como a realidade aumentada, que permite que os clientes visualizem como os móveis ficarão em seus espaços antes mesmo de efetuar a compra”, sugere o empresário, enfatizando que essa ferramenta é capaz de aumentar a confiança dos clientes dimi- nuindo a probabilidade de retornos ou trocas. Outro palpite de Melo é que as varejistas brasileiras irão disponibilizar cada vez mais dispositivos ele- trônicos que permitam que os clientes pesquisem produtos, comparem preços e visualizem diferentes opções de cores e acabamentos sem precisar da aju- da de um vendedor (como a Mobly e outras grandes varejistas já fazem). “Por fim, acredito que as lojas também vão oferecer opções de pagamento em au- toatendimento ou aplicativos móveis, contribuindo para a autonomia do cliente durante o processo de compra”, continua. “Vale ressaltar que a experiência de compra fluida no varejo de móveis vai além da eliminação de atritos no processo. Também envolve a criação de um ambiente agradável e acolhedor nas lojas físicas, onde os clientes possam explorar os produtos de forma confortável”, enfatiza Melo. “Por fim, é fundamental que as lojas de móveis estejam atentas às preferências e necessidades dos consumidores, buscando constantemente aprimorar seus processos e adotar tecnologias inovadoras que estejam alinhadas com as deman- das do mercado”, conclui o sócio da 360 Varejo, acrescentando que ouvir feedbacks dos clientes e acompanhar as tendências do setor são estra- tégias-chave para garantir uma experiência de compra fluida e satisfatória. MESMOQUE O AUTOATENDIMENTO JÁ SEJA COMUM EMOUTRAS PARTES DOMUNDO, NO BRASIL AINDA É PRECISO INVESTIRMAIS NESSA PRÁTICA treamento e comunica- ção transparente com o cliente. A agilidade na entrega e um serviço de pós-venda ágil e eficaz também contribuem para uma experiência de compra sem atritos”, destaca Melo. Já para o head de CRO da Corebiz, Felipe Go- mes, o melhor caminho para começar a ofere- cer uma experiência de compra fluida é explo- rar parcerias com em- presas e plataformas de tecnologia (formato SaaS - software as a service) para otimizar processos de venda, lo- gística, suporte e aten- dimento. “Também é importante rever os processos internos da empresa para identi- ficar gargalos, elimi- nar etapas desneces- sárias e implementar f luxos mais eficientes que resultem em uma experiência mais rápida e conveniente”, enfatiza Gomes.

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