Móveis de Valor - Edição 229
48 moveisdevalor.com.br Mobly cresce a um ritmo médio de 20% ao ano NOSEGUNDOTRIMESTREDE 2023, ASTARTUPCONQUISTOUUMNOVOMARCO NOTÁVEL AOATINGIRMARGEMBRUTARECORDEDE 43,8% ACOMPANHIA TEMUMPRAZOMÉDIODE ENTREGADE 10DIAS, E PRODUTOS EMESTOQUE PRÓPRIOLEVA, EMMÉDIA, APENAS 5DIAS Por Guilherme Arruda, jornalista convidado MARKETING F undada em 2011 como empresa de tecnologia com atuação no comércio eletrônico e tida como referência na comercialização de móveis e decoração, a Mobly passou nos últimos anos por uma significativa transformação no modelo de ne- gócio, alcançado crescimento anual médio próxi- mo de 20% ao ano. Esse desempenho tem origem no e-commerce, no marketplace próprio, nas lojas físicas e em novas fontes de receitas, sendo os dois últimos os canais mais promissores em termos de crescimento e rentabilidade. O segundo trimestre de 2023, porém, foi marcado por uma conjuntura macroeconômica ainda desfavo- rável, com crescimento lento do PIB, pelo encareci- mento do crédito e a queda no poder de compra dos consumidores. Esses elementos contribuíram deci- sivamente para a redução na demanda por produtos de varejo, especialmente itens relacionados à casa e decoração, o que impactou no Gross Merchandise Value (Valor Bruto daMercadoria) daMobly. No comparativo do segundo trimestre de 2023 com idêntico intervalo do ano passado, as dez principais categorias de produtos que represen- tam 80% das buscas, como camas, sofás, móveis de cozinha, armários, mesa de jantar e mesas de escritórios, tiveram um declínio médio de 10%. Cotejando o segundo trimestre de 2022 com igual período desse ano, as receitas via website recua- ram 14% (situando-se em R$ 63,1 milhões) e 48,5% sobre o segundo trimestre de 2021. Já as operações pelo marketplace apresentaram dimi- nuição de 39,6% (com R$ 38,9 milhões) e queda de 46,7% em relação ao segundo trimestre de 2021. O ponto positivo foi o desempenho das lojas físicas, cuja receita aumentou 3,2% sobre 2022 (R$ 61,4 milhões) e 76,7% em relação a 2021. DESEMPENHOCONTÁBIL “Mesmo com uma base instalada de lojas menor em comparação ao segundo trimestre de 2022,
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz