Móveis de Valor - Edição 229
54 moveisdevalor.com.br se instalam na região, adensando a cadeia produtiva e melhorando a logística, para que o polo se torne ainda mais competitivo. No entanto, a competitividade aqui fica apenas para as indústrias de fora da região. “Adotamos uma cultura que chamamos de ‘coopetição’. Ou seja, ao invés das empresas da região se enxergarem como concorrentes, os membros se veem como parceiros de negócios, unidos por um objetivo comum que é tornar o polo moveleiro mais competitivo como um todo”, explica Rangel, enfatizando que foi assim que o associativismo se tornou tão forte em Linhares. A ideia dessa cultura é incentivar o compartilhamento de informações, a busca de soluções coletivas para desafios comuns e o investimento contínuo em inovação e competitividade. Dessa forma, os empresários da região passaram a entender que cooperar é fundamental para competir. E, assim, Linhares começou a ganhar força e visibilidade, atraindo o interesse não só de outras partes do Brasil, mas também de compradores de outros países, principalmente da América do Sul. “As principais regiões que compram os nossos produtos atualmente são o Sudeste e o Nordeste do Brasil. Essas duas regiões representam a maior parte das nossas vendas, totalizando aproximadamente 80% do volume comercializado”, destaca o diretor do Sindimol. “No entanto, estamos sempre atentos a oportunidades de expansão em outras áreas do país e do mercado internacional, buscando diversificar a base de clientes e aumentar nossa presença em diferentes regiões”, continua Rangel. Outro fator determinante para o crescimento do polo de Linhares é o contínuo investimento em inovação. “As empresas do polo estão sempre atentas às tendências do mercado e buscam apri- morar seus processos produtivos e produtos, por meio da adoção de tecnologias avançadas”, conta o diretor. E, essa busca constante pela melhoria contribuiu não só para o aumento da qualida- de dos produtos fabricados, mas também para a conquista de novos mercados. Além disso, o fortalecimento das parcerias e a colaboração com outras instituições públicas e privadas também tiveram papel relevante para fortalecer o polo A união das empresas em torno de um obje- tivo comum foi funda- mental para o polo de Linhares enfrentar os desafios do mercado e alavancar seus resul- tados coletivos nos últimos anos. A prova disso é a representa- tividade que a região alcançou dentro do setor moveleiro nacional, chegando a um volume de vendas superior a R$ 700 milhões por ano. Nos últimos anos o polo de Linhares tem conseguido atrair novos parceiros e fornecedores que, cada vez mais, BRUNO RANGEL, ATUAL DIRETOR PRESIDENTE DO SINDIMOL ARMÁRIOSENSE&ESPELHEIRAGOTA, DAMGMMÓVEIS ARMÁRIO SENSE E ESPELHEIRA GOTA, DA MGM MÓVEIS Com design diferenciado em MDF revestido este armário conta com puxadores estilo retrô em couro sintético e tampo de 25mm. Este móvel também possui porta basculante com pistão à gás, gavetas com corrediças telescópicas, espelheira com alça diferenciada em couro sintético e gancho metálico na cor cobre fosco. Essa linha de banheiro também é marcada por novas formas e texturas, entregando ousadia e inovação.
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz