Móveis de Valor - Edição 230

39 moveisdevalor.com.br Para Cristiane Fernandez, gerente de marke- ting da Santos Andirá, de Andirá (PR), a eco- nomia já está reagindo. “Existe a expectativa de que possa continuar melhorando até o final do ano”, prevê. “Vejo o último quadrimestre animador, uma reação positiva nas vendas”, se anima Hélio Antonio Silva, CEO da Castor, lembrando que o mercado estava travado. “A presença do lojista na feira mostra que está se preparando para a Black Friday e o final do ano. O programa Desenrola é bem-vindo, mas o governo precisa de outras ações”, arremata. “Os lojistas estão compradores, sentem que o mercado está aquecido, mais movimentado, to- dos ávidos por novidades”, percebe André Caio, diretor comercial, da CBP Brasil. “Até porque, momentos mais difíceis trazem a necessida- de de os empresários se reinventarem. Então, trazer novidades é um diferencial. Estamos otimistas em relação ao segundo semestre, com a sinalização na queda da taxa de juros, embora haja necessidade de crédito para girar na pon- ta: o consumidor brasileiro está muito acostu- mado a comprar parcelado”, explica. O que chamou a atenção na edição desse ano foi o número expressivo de lançamentos de produ- tos, presente em muitos estandes, superando a média das últimas edições. “O índice de novi- dades ficou acima da média anterior”, arrisca Gisele Dalla Costa, presidente do Sindmóveis e da Movelsul. O que os visitantes dizem? “Só elogios, tivemos um público muito qualificado que veio em busca de negócios. Foi possível sen- tir um clima de otimismo muito grande durante os quatro dias”, constata a dirigente. A VISÃO DOS LOJISTAS Gabriel Cesário de Marchi, diretor comercial da Multiloja, de Curitiba (PR), confirma a impressão de que os fabricantes capricharam nas novidades, apresentando itens diferentes do que se vê no mercado. “Encontramos al- guns parceiros na linha de sofás. Vimos cozi- nhas, racks e painéis interessantes para reno- var a linha”, diz Gabriel, acrescentando que os estofados devem entrar nesse ano. Os demais itens, parte é para o final do ano e parte para 2024. “O mercado está reagindo. O nosso e-commerce caiu, mas paralelamente houve MOVIMENTO SURPREENDEU DESDE O PRIMEIRODIA DAMOVELSUL 2023 CRÉDITO: FOTO AUGUSTO TOMASI um crescimento nas lojas físicas”, emenda Gabriel. Vilmar Costa, da Vitato Móveis, com loja em Araranguá e Criciúma (SC), veio em busca de linhas de sofás, de salas de jantar e de decora- ção para atender a demanda do final de ano. “Vi muitas novidades”, garante. “Estamos vivendo uma época em que precisa de novidades diariamente para atingir nossas metas mensais. O consu- midor quer produto com muita qualidade, elegância, tendência, mas também procura preço. Daí, precisa- mos nos diferenciar nesse mercado. É desafiador”, relata. Daniel Viana, gerente de produtos da Marabraz, rede especialista em móveis com 130 filiais no estado VILMAR COSTA, DA VITATOMÓVEIS, DE SANTA CATARINA GISELE DALLA COSTA, PRESIDENTE DO SINDMÓVEIS E DA MOVELSUL

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz