Móveis de Valor - Edição 230

67 moveisdevalor.com.br a Better Normal da Wunderman Thompson Intelligence. Descobrimos que 83% dos ameri- canos da Geração Z têm um novo apreço pelas interações pessoais como resultado da pandemia e, embora 92% adorem ver seus amigos online, eles acham que vê-los pessoalmente é melhor. Esse sentimento também está alimentando o re- nascimento de práticas analógicas e tecnologias mais simples do passado. Dois dos maiores pro- dutores de mapas nos EUA e no Reino Unido re- velaram um aumento significativo nas vendas de mapas físicos em papel durante os últimos dois anos. A Ordnance Survey revelou um aumento anual de 144% nas vendas em 2020, um número que subiu mais 28% em 2021, enquanto a AAA (American Automobile Association) também produziu 123% mais mapas em 2022 do que em 2021. Isso está sendo vinculado ao cansaço digital, com pessoas procurando maneiras de se desconectar de suas telas. Também houve um aumento recente na popu- laridade da câmera digital, com #digitalcamera acumulando mais de 220 milhões de visuali- zações no TikTok. A falta de filtros e recursos de edição, juntamente com a barreira entre imagens e mídia social, os torna mais atraentes para alguns Gen Zers que procuram recuperar o controle de suas vidas. MODA PARA CONFUNDIR Por fim, a marca de moda italiana Cap_able está usando sua coleção de estreia para desta- car o potencial impacto negativo da tecnologia. Sua Coleção Manifesto é composta por malhas cobertas por padrões de cores vivas, que visam confundir a tecnologia de reconhecimento facial e impedir que ela reconheça o usuário como uma pessoa. Os padrões são primorosamente projeta- dos para fazer a tecnologia de vigilância pensar que o usuário é um cachorro, uma zebra, uma girafa ou uma multidão de pessoas minúsculas. As cofundadoras da Cap_able, Rachele Dide- ro e Federica Busani, disseram à Wunderman Thompson Intelligence: “A moda tornou-se cada vez mais uma forma de transmitir mensagens, de atrair a atenção de uma geração para a qual a aparência não é suficiente. A coleção Manifesto é um exemplo do modus operandi do Cap_able: OGRUPO PROMOVE A “AUTOLIBERTAÇÃO DASMÍDIAS SOCIAIS E TECNOLOGIA” quer aumentar a conscientização sobre a importância da privacidade e dos direitos humanos, abordando o proble- ma do uso indevido da tecnologia de reco- nhecimento facial.” A TOMADA DE INTELIGÊNCIA À medida que a tec- nologia se torna mais imersiva e difundida a cada ano que pas- sa, são inevitáveis as contratendências antitecnológicas que defendem os benefí- cios da desconexão e o rico e recompen- sador potencial das experiências físicas. As marcas não de- vem esquecer o poder do mundo físico, ao mesmo tempo em que adotam a tecno- logia que capacita as pessoas, em vez de prejudicá-las. (Fonte: globalwellness- summit.com ) COLEÇÃOMANIFESTO, DE CORES VIVAS, VISA CONFUNDIR A TECNOLOGIA DE RECONHECIMENTO FACIAL

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