Móveis de Valor - Edição 230

71 moveisdevalor.com.br Pode-se atingir um bom volume em vendas utilizando estratégias adequadas de ganho de mercado, relacionamento com novos parceiros, abertura de novas lojas, novos produtos, enfim, de inúmeras formas. Porém, esse aumento em vendas também poderá ser atingido com descontos maiores do que o ideal, promessas de benefícios aos clientes ou de outras formas que poderão trazer redução na lucratividade e consequências à empresa no futuro. Os gestores de empresas precisam conhecer bem o perfil de cada colaborador, e definir suas responsabilidades de acordo com suas capacidades profissionais. Um bom planejamento estratégico deve traçar metas bem estruturadas, passíveis de serem alcançadas, e que demandem um certo esforço de superação da equipe. Além disso, é preciso rever o planejamento de tempos em tempos e ajustá-lo sempre que necessário, pois ele poderá ser afetado tanto por variáveis internas quanto externas, podendo comprometer o alcance ou resultado das metas anteriormente traçadas. Metas: importância e riscos! J á parou para pensar o quanto as metas são importantes para o desenvolvimento de uma empresa? Sem metas as empresas tendem a ficar estagnadas e perdendo mercado para seus concorrentes. Porém, é preciso saber como estabelecer as metas para que os objetivos possam ser atingidos de forma saudável e sem correr riscos. Metas mal projetadas podem trazer uma série de consequências indesejadas. Estabelecer metas muito arrojadas, sem uma base concreta de que elas poderão ser alcançadas, poderá causar frustração e desmotivação na equipe, que por mais que se esforce, poderá não atingir seu objetivo. É comum vermos empresas estabelecendo suas metas sem uma análise prévia de possibilidades, sem um estudo de mercado adequado ou até mesmo sem entender ao certo o que o seu cliente busca. Estas metas são lançadas à equipe, e será essa mesma equipe a “culpada” por não alcançar os resultados esperados. Mas será realmente a equipe a culpada por não atingir as metas da empresa? Ou serão responsáveis os que as definiram sem o conhecimento necessário para tal função? Também é muito comum empresas estabelecerem suas metas sem regras definidas. Atingir metas a qualquer custo pode não ser uma boa opção para a empresa, pois poderá prejudicar de alguma forma o seu desempenho. E então você poderá pensar, mas o que pode dar errado se as metas forem atingidas? Bem, para que as empresas atinjam bons resultados, diversos fatores deverão ser considerados. Um grande volume em vendas, por si só, não garante bom desempenho à empresa. Estas vendas precisam ser “saudáveis” para que se atinja um bom resultado. E a meta em ven- das é uma das principais metas estabelecidas nas empresas. ARTIGO Por Eliane Maria Vignatti , EVCONS Consultoria Empresarial Ltda Para mais dicas acesse o QRCode e siga nossa rede social. Contato: eliane.vignatti@evcons.com.br ou (54) 99675-6228 PARA MAIS DICAS ACESSE O QRCODE ELIANE MARIA VIGNATTI, DA EVCONS CONSULTORIA EMPRESARIAL Por Eliane Maria Vignatti

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